Jorge Carvalho destaca "participação cívica" dos jovens na iniciativa MadeiraMUN
O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, marcou presença, esta sexta-feira, na sessão de encerramento da 4.ª edição do MadeiraMUN, que teve lugar na Assembleia Legislativa da Madeira.
“São estes momentos de participação cívica que dão um contributo muito significativo para a construção de cidadãos competentes e capazes para uma intervenção na sociedade”, referiu o governante, que agradeceu aos docentes “o acompanhamento que fazem aos alunos e como se dedicam a esta temática”.
O Modelo das Nações Unidas (abreviado para MUN, do inglês Model United Nations) é uma simulação de um debate das Nações Unidas realizada ao nível do ensino secundário e universitário.
Esta iniciativa contou com a presença de alunos de seis escolas secundárias da Região Autónoma da Madeira para um debate sobre “O Impacto das Migrações no Mundo Atual”, sendo ambição do MUN educar os participantes relativamente a questões cívicas, de comunicação eficaz, globalização e diplomacia multilateral.
No final da sessão foram entregues prémios aos delegados incumbidos de representar diversos países. Assim, o Prémio de Consciência Social Bernardo Flôr Rodrigues foi entregue a Madalena Santos Freitas (Venezuela), tendo ainda sido atribuída uma Menção Honrosa a Valéria Artigas (Egito). Os delegados que mais se destacaram ao longo do debate pela postura e capacidade de argumentação foram Sara Alves (Albânia) e Hugo Oliveira (Somália). Como Melhor Delegado da 4.ª edição do MadeiraMUN foi eleita Eva Xavier Batista (Nigéria).