5 Sentidos

Concurso literário premeia jovens escritores da Ribeira Brava

None
FOTO CMRB

A Câmara Municipal da Ribeira Brava entregou esta manhã os prémios do Concurso literário ‘Terra de Sonho e Tradição – Conto Infanto-Juvenil’, evento promovido anualmente pela Autarquia, que juntou este ano 25 participantes, tendo sido premiados seis jovens que se destacaram pela qualidade da escrita – David Rafael Pereira, Daniel Pestana do Vale, Laura Isabel Fernandes, Lara Maria Pereira, Isabel Cristina Livramento e Carolina Gonçalves.

O concurso teve início em 2018 para potenciar os hábitos literários dos mais novos, através de uma atividade que estimule o envolvimento cognitivo e, desde então, tem sido um viveiro para a descoberta de talentos na escrita.

A iniciativa está dividida em três categorias: 8/10 anos, 11/14 anos e 15/18 anos de idade e os vencedores receberam como prémio livros do Plano Nacional de Leitura e vouchers para a aquisição de material escolar.

O vereador Rafael Sousa olha para este concurso como um investimento na educação, salientando que a leitura e a escrita são sempre um investimento que vale a pena.

Por sua vez, o presidente da Câmara congratulou todas as crianças pelo grande marco que alcançaram, sendo a sua participação o verdadeiro prémio deste dia. Ricardo Nascimento agradeceu também o apoio dos professores e dos familiares que “detêm um papel fundamental no incentivo à escrita”, recordando que “esta é uma forma indireta de apostarmos nas competências essenciais dos mais jovens, contribuindo para o desenvolvimento e sucesso dos mesmos”.

Destacou ainda o livro ‘Ribeira Brava, Terra de Sonho e Tradição’, recentemente publicado pela Câmara Municipal, que junta os trabalhos vencedores dos concursos literários de 2018 a 2021. “Qualquer escritor gosta de ver as suas obras publicadas e este livro é a forma de a Autarquia premiar as nossas crianças”, referiu o autarca que pretende dar continuidade ao lançamento destas obras literárias para valorizar a cultura ribeira-bravense e dar a conhecer textos de boa qualidade de novos e bons autores do concelho.

A manhã de hoje foi complementada com o espectáculo infantil ‘Vanusca e as Amigas das Pequenada’. No final da atuação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Ribeira Brava fez uma doação à Biblioteca Municipal da Ribeira Brava de alguns livros que incidem sobre as problemáticas que afetam as crianças. O objetivo é que se criem e disponibilizem na Biblioteca caixas temáticas para quem tenha interesse em aprofundar o tema.