Semana dedicada às Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias foi sucesso na Gonçalves Zarco
A Semana do Departamento das Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias (DCENT) da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ) revelou-se um sucesso, de acordo com o balanço feito pela direcção desse estabelecimento de ensino. As várias actividades contaram com grande adesão dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e também do ensino secundário.
Entre os dias 24 e 27 de Abril dinamizou-se o Concurso 'Mentes Brilhantes', destinado a alunos do básico e também do ensino secundário. "O concurso do 2.º ciclo, destinado a alunos do 6.º ano de escolaridade, foi dinamizado pelos delegados dos grupos 230 (CN/MAT) e 600; o concurso Mentes Brilhantes do 3.º ciclo, destinado a alunos do 9.º ano de escolaridade, foi dinamizado pelos delegados dos grupos 500, 510, 520, 530 e 550 e o concurso Mentes Brilhantes do Secundário, destinado a alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, foi dinamizado pelos delegados dos grupos 500, 510 e 520. Estes concursos contaram com a colaboração dos professores destes grupos disciplinares (apresentadores, corretores e júris)", refere a escola.
Já os grupos disciplinares 230 (Matemática e Ciências da Natureza) e 520 (Biologia e Geologia) em articulação com o Projeto +SaúdeGZ e o Projeto Educação Alimentar promoveram uma Feira da Saúde que contou com diversas atividades. Esta decorreu entre os dias 20 de Abril e 3 de Maio, com rastreios visuais, em parceria com a empresa Singular Óptica, rastreios cardiovasculares, pela Farmácia de São Martinho, rastreios audiométricos, pelo Instituto dos Surdos, aplicação de inquéritos, sobre: mudanças na puberdade e métodos contracetivos e infeções de transmissão sexual; palestra/workshop sobre “Práticas alimentares saudáveis” (destinada à Universidade Sénior) e ainda uma palestra sobre “Prevenção da Doença Renal” – enfermeira Andrea Pinto e Dr. Miguel Gonçalves, do Serviço de Nefrologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça (destinada a alunos de segundo ciclo).”
A escola recebeu o concurdo 'Money Bot', a 26 de Abril, destinado a alunos do 7.º ano de escolaridade, dinamizado pelos professores do projeto Educação Financeira, Ana Sofia Lopes e Marco Marques, e pela professora Cátia Sousa. O concurso permitiu aos alunos refletirem sobre situações quotidianas que envolvessem o uso e a gestão do dinheiro, com o objetivo de desenvolver hábitos e comportamentos conscientes e fomentar a motivação e criatividade na programação de um Robot.
Por fim, nesta semana realizou-se ainda uma exposição com trabalhos desenvolvidos pelos alunos, promovendo a articulação entre as disciplinas do departamento, alusiva ao tema “As Ciências e Tecnologias no Dia a Dia”.