Madeira

'Conversas de Abril' arrancam com 'PIDE na Madeira - a falsa brandura'

Élvio Passos, jornalista do DIÁRIO, fala, logo à tarde, sobre a actuação na Região desta força armada da ditadura de Salazar

None

A actuação da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) - nas suas diferentes designações, nomeadamente PVDE/PIDE/DGS – na Madeira foi o objecto de um estudo levado a cabo por Élvio Passos, cujos resultados serão hoje apresentados numa conferência agendada para as 19 horas, no Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira, no âmbito da iniciativa ‘Conversas de Abril’.

O trabalho desenvolvido pelo jornalista do DIÁRIO teve por base diferentes fontes documentais primárias, nomeadamente o que resta dos arquivos da PIDE.

No início da conferência, a questão do fim que tiveram muitos dos documentos que integravam esses espólios será abordada e revelado e/ou lembrado o que algumas instituições e personalidades disseram e dizem sobre tais documentos.

Estudo 'PIDE na Madeira. A falsa brandura' apresentado na Galeria Anjos Teixeira

Trabalho da autoria do jornalista Élvio Passos marca arranque do projecto 'Conversas de Abril'

Nesta apresentação pública será traçado o percurso do que foi a PIDE na Madeira, desde os tempos da PVDE aos da DGS, destacando os seus protagonistas, os momentos mais marcantes, no que respeita à repressão de movimentos populares, no controlo das campanhas eleitorais ou, simplesmente, olhando à organização interna daquela polícia.

"Toda a conferência será salpicada de pequenas histórias, constantes de documentos oficiais, reveladoras de várias aspectos da sociedade madeirense, mas também da actuação da própria PIDE", nota Élvio Passos. 

Serão abordados, de forma resumida, alguns aspectos da relação da PIDE com diversas instituições, nomeadamente com a Junta Geral, com os militares, com a igreja e com a comunicação social”, revela, antecipadamente o autor deste trabalho, acrescentando que “haverá uma referência a várias personalidades e instituições, da Região e de fora dela, nomeadamente, como aparecem nos documentos da PIDE. Élvio Passos, jornalista e orador convidado

O controlo da sociedade acontecida de diversas formas e passava pelos certificados de idoneidade política, moral e, em alguns casos, até religiosa. Instrumentos necessários para ser professor, ocupar cargos públicos, emigrar, entre outros.

Um dos aspectos que amordaçaram a sociedade foi a existência dos informadores. Pessoas por vezes recrutadas pela PIDE, mas, noutras, indivíduos que se ofereciam àquela polícia.

A sociedade, incluindo a madeirense, estava dividida entre quem se identificava “com a situação” e quem não se identificava ou era mesmo oposição, ainda que, por vezes isso só acontecesse num mundo imaginário das forças do regime e nas mentes vingativas de alguns elementos da comunidade. Élvio Passos, jornalista e orador convidado

Esta conferência insere-se num conjunto de iniciativas que vão ter lugar no Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira, ao longo deste ano e no próximo, sempre com a Revolução de Abril como tema de fundo.

No caso, o evento de logo à tarde faz parte de um conjunto de conversas - ‘Conversas de Abril’- que, conforme refere, ao DIÁRIO, David Francisco pretende trazer à ordem do dia alguns assuntos que nem sempre são referidos quando se aborda o 25 de Abril.

As próximas conversas ainda não têm data definida, sendo certo que vão ter lugar com uma periodicidade flexível, muito em função da disponibilidade dos oradores.

Exposição 'Mulheres de Abril' patente na Galeria Anjos Teixeira

A Galeria Anjos Teixeira inaugura amanhã, 18 de Abril, pelas 19 horas, 'Mulheres de Abril', uma exposição que marcará o início de um conjunto de iniciativas promovidas pela galeria e que terão continuidade a partir de Abril de 2023 e que se estendem ao longo do próximo ano.

O programador do Centro salienta que muitas das abordagens se entrecruzam com a exposição colectiva ‘Mulheres de Abril’, que está patente ao público na Galeria Anjos Teixeira, desde o passado dia 18 de Abril. Esta mostra junta trabalhos de 13 artistas da femininas, da Madeira.

Para o próximo ano está já confirmada uma outra exposição, com as mulheres em destaque, desta feita uma mostra da artista plástica açoriana Lena Gal, que tem na pintura de mulheres uma das suas manifestações artísticas mais comuns.

Veja que outras iniciativas compõem a agenda desta quinta-feira

Política

O dia de hoje começa bem cedo para Célia Pessegueiro. Às 7 horas, a presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol visita o quartel dos Bombeiros Mistos da Ribeira Brava e Ponta do Sol, no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Bombeiro.

Por ser quinta-feira, é dia de reuniões em várias autarquias da Região. É o caso de Santa Cruz, onde o encontro ordinário está agendado para as 9 horas. No Funchal, a reunião arranca às 9h30.

Tradição às quintas é também a feira no Mercado dos Lavradores, entre as 9 e as 18 horas, que esta semana será dedicada às Antiguidades e Alfarrabistas.  

Às 9h15, o PSD-Madeira leva a cabo mais uma edição das suas ‘Jornadas Locais’, desta feita no Porto Santo, com visita à Fonte da Areia, espaço que está, neste momento, a ser alvo de obras de requalificação, depois de vários anos votado ao abandono.

Feira no Funchal com mais de 300 ofertas de emprego

Amanhã e depois, decorre na Praça CR7, no Funchal, a primeira edição da Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo, uma iniciativa Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, dinamizada através do Instituto de Emprego da Madeira, que vai disponibiliza mais de 300 ofertas de emprego, em diferentes áreas. 

Continua a Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo, iniciativa da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através do Instituto de Emprego da Madeira. Pelas 10 horas, o certame recebe a visita de Jorge Carvalho, secretário com a pasta da Educação; enquanto às 17h30 será a vez de Rogério Gouveia, que tem a pasta das Finanças, a visitar o espaço, na Praça CR7.  

Às 10h30, o PS-Madeira prossegue com uma conferência de imprensa, junto ao Centro de Saúde da Calheta, com a presença do líder regional do partido, Sérgio Gonçalves

Meia hora depois, às 11 horas, será a vez do JPP avançar com uma iniciativa política junto ao Centro de Saúde de Santa Cruz, com Lina Pereira.

A CDU, Às 12 horas, contacta com os trabalhadores da Região, procurando combater o uso abusivo do trabalho por turno e do trabalho noturno. A acção acontece no centro da cidade do Funchal, junto ao La Vie.

Às 15 horas, o executivo municipal de Câmara de Lobos visita a obra de repavimentação das estradas da Ribeira Garcia e a Estrada do Pomar Novo, que liga o Parque Empresarial do Garachico ao Jardim da Serra.  

Às 16 horas, Rui Barreto marca presença na abertura do Salão Imobiliário de Lisboa, evento que decorre até domingo na FIL.

Barreto presente na abertura do Salão Imobiliário de Lisboa

O secretário regional de Economia vai estar presenta na abertura do Salão Imobiliário de Lisboa, que acontece amanhã. 

Cultura e espectáculos

Às 13h30, tem lugar, na Escola Secundária Francisco Franco, a conferência ‘Relações diplomáticas portuguesas’.

Às 15h30, também na Escola Secundária Francisco Franco, acontece a conferência ‘Literacia em saúde uma prioridade’, uma iniciativa dinamizada pela Medical Schoool da Universidade Nova de Lisboa.

Às 18 horas acontece mais um espectáculo do festival ‘New Generation’, desta feita o ‘Magical Strings’, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Funchal acolhe o Festival 'New Generation' entre os dias 3 e 5 de Maio

Evento cultura foi, esta tarde, apresentado no Teatro Municipal Baltazar Dias

Saiba que efemérides marcam o dia 4 de Maio:

1493 - O Novo Mundo é dividido entre Portugal e a Espanha, através da bula "Inter Caetera", de Alexandre VI.

1904 - Os EUA assumem o controlo do Canal do Panamá.

1961 - Astérix, o irredutível guerreiro gaulês, aparece pela primeira vez em Portugal nas páginas da revista 'Foguetão'. Além da 'Foguetão', as histórias foram ainda publicadas nas páginas do 'Cavaleiro Andante', do 'Zorro' e do 'Tintin'. A primeira história de Astérix foi publicada depois em álbum em Portugal em 1967: 'Astérix, o Gaulês'.

1987 - É formalizada, em Lisboa, a Coligação Democrática Eleitoral (CDU), constituída pelo PCP, Os Verdes e independentes.

1989 - Dezenas de milhares de estudantes chineses juntam-se à concentração iniciada no final de Abril, na Praça de Tiananmen, em Pequim.

1993 - Os jornalistas portugueses aprovam o Código Deontológico.

2000 - O vírus informático "I love you" paralisa sistemas de comunicações em todo o mundo.

2005 - É autorizada a primeira vacina para o melanoma e o cancro de rins, HybriCell, desenvolvida pelo cientista brasileiro José Alexandre Barbuto.

2007 - O futebolista português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, é considerado o melhor jogador do campeonato inglês pela Associação de Jornalistas de Futebol inglesa.

2009 - Gripe A (H1N1). É anunciado o primeiro caso de gripe A em Portugal: uma mulher de 30 anos recém-chegada do México.

2014 - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, comunica ao país a saída do programa de assistência financeira sem recurso a qualquer programa cautelar.

2020 - O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, determina obrigatoriedade do uso de máscara no parlamento. O primeiro-ministro, António Costa, anuncia que a contribuição portuguesa pública e privada será de 10 milhões de euros no âmbito da 'Resposta global ao covid-19 - conferência de doadores', uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia.

Pensamento do dia:

"Não há amor algum que resista a 24 horas de filosofia". Camilo Castelo Branco (1825-1890), escritor português.