Sara Madruga Costa questiona postura do Estado sobre a matéria de combate aos incêndios
A deputada do PSD, Sara Madruga da Costa, durante o Debate dos Incêndios que teve lugar na Assembleia da República, questionou a postura do Estado para com a Região acerca da matéria do combate aos incêndios.
“Recentemente, a União Europeia demonstrou solidariedade para com o nosso País, duplicando os meios aéreos de combate a incêndios, estando em causa um reforço de 2,5 milhões de euros que é bem-vindo e que será coberto a 75% por fundos europeus, sendo de assinalar esta postura que contrasta, em toda a linha, com a postura que, em coerência, o Estado Português deveria assumir com a Madeira, o que não faz Sara Madruga da Costa, deputada do PSD
Na ocasião a deputada lembrou a postura que o Governo da República assumiu para com a Região durante os incêndios de 2016. “Não podemos esquecer a falta de solidariedade de que fomos vítimas por parte do Estado nessa altura nem, tampouco, o facto de ainda hoje estarem em falta 30 milhões de euros prometidos que nunca chegaram a ser transferidos, assim como também não podemos esquecer essa falta de solidariedade no pagamento do helicóptero para o combate aos incêndios”, frisou, acrescentando que, só nos últimos cinco anos, a Região já gastou cerca de quatro milhões e meio de euros com este meio aéreo e que a República continua a recusar-se em cumprir com a suas obrigações e em ajudar o povo madeirense, que também é português.
"Não faz sentido nem é coerente exigir da União Europeia solidariedade para o combate aos incêndios quando essa tal solidariedade não se pratica dentro de casa e com uma Região Ultraperiférica como a Madeira”, sublinhou a deputada Social-democrata, deixando claro que a escassez de meios aéreos e de pilotos não é exclusiva do continente. “Também se verifica na Madeira ainda com maior acuidade, dada a descontinuidade territorial e a insularidade”, disse.
Impõe-se por isso saber quando é que a República vai seguir o exemplo da União Europeia e pôr em prática a solidariedade para com a Madeira em relação aos meios aéreos de combate aos incêndios e ao reforço de verbas de 30 milhões do POSEUR? Sara Madruga da Costa, deputada do PSD