Madeira

Governo Regional junta armadores e estaleiro para avançar com renovação da frota espadeira

None

Hoje foi dado mais um passo para a renovação da frota espadeira.

O Governo Regional promoveu, esta quarta-feira, um encontro que juntou uma dezena de armadores e um constructor naval, com o objetivo de analisar soluções que permitam chegar a um modelo-tipo para as futuras embarcações espadeiras, respeitando as regras comunitárias de potência e arqueação bruta para a Madeira.

“É o segundo encontro deste género que promovemos, e pretendemos continuar a trabalhar junto dos armadores para encontrar as melhores soluções para a renovação da frota espadeira”, explicou o secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, à margem da reunião de trabalho, que decorreu no Salão Nobre do Governo Regional.

Sabemos o quão importante e necessário é este investimento, e do esforço que os armadores vão fazer, e é por isso fundamental que as soluções encontradas sejam as que melhor respondam às necessidades e especificidades de uma arte de pesca tão particular como é o caso do Peixe Espada Preto. É revelador do interesse que estas reuniões têm suscitado, e da vontade que os armadores têm em investir no futuro Teófilo Cunha, secretário regional de Mar e Pescas

Lembrando a importância “económica e social” da pesca da espada na Madeira, o governante frisou a necessidade de apostar na modernização do sector, como garantia para o crescimento e futuro das Pescas na Região. “O nosso compromisso na renovação da frota espadeira, assenta nessa convicção de que esta actividade tem uma importância transversal para a Madeira”, adiantou Teófilo Cunha, exemplificando com a componente gastronómica e o peso que esta representa para o Turismo.

Este empenho do Executivo madeirense, está patente no Orçamento Regional para este ano, em que foi inscrita uma verba de um milhão de euros, a replicar nos anos seguintes, para a renovação da frota espadeira. Ao todo, são 23 embarcações, com uma média de idades superior a 40 anos, que servem cerca de 240 pescadores.

As reuniões de trabalho vão continuar, agora ao nível dos armadores e dos estaleiros, enquanto a Secretaria Regional de Mar e Pescas, finaliza o memorando a enviar para Bruxelas a solicitar autorização para avançar com o apoio do Governo Regional para a renovação da frota.

O dinheiro é todo da Madeira, pois tanto o Governo da República como a União Europeia recusaram auxiliar a Região neste processo, mas mesmo assim, necessitamos da autorização de Bruxelas para avançar, pois está em causa auxílios de Estado Teófilo Cunha, secretário regional de Mar e Pescas

O pedido, que está a ser preparado pela Direcção Regional de Pescas, deverá ser enviado até ao final de Junho, depois deste mês terem sido concluídos os contributos da Região para o relatório sobre a frota nacional.

No ano passado, foram descarregadas nos portos regionais 2,259 mil toneladas de Peixe-Espada-Preto. O valor mais elevado dos últimos anos, que resultou numa facturação de 7,459 milhões de euros, referente à primeira venda em lota. Este ano o primeiro quadrimestre fechou com uma facturação de 3,485 milhões de euros, resultado de 758 toneladas capturadas.