Escritores portugueses no Brasil
A redação das Edições A ILHA está sediada em Lisboa, este ano, mas as suas publicações não deixam de ser brasileiras. Como as revistas do Grupo Literário A ILHA já publicavam e publicam autores portugueses, contemporâneos como José Luis Peixoto e clássicos como Pessoa, decidimos tentar aumentar a integração entre escritores brasileiros e portugueses, abrindo um espaço maior para a literatura portuguesa. A edição de junho da revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA, quando o Grupo e a revista completam 43 anos de trajetória, de existência e resistência divulgando a literatura brasileira e de outros países, será especial exclusivamente com escritores portugueses e de outros países da lusofonia.
Aqueles que já frequentavam as nossas páginas estarão, é claro, presentes, como era de se esperar, e novos escritores de regiões diferentes de Portugal estão chegando para ocupar as páginas do nosso Suplemento Literário A ILHA. Autores consagrados de países como Moçambique e Angola, como é o caso de Mia Couto e Agualusa estão presentes, assim como o já citado José Luís Peixoto, português forte na literatura de seu país. E Dulce Rodrigues, outro nome forte da literatura infanto-juvenil portuguesa, de sucesso internacional. Também Nicolau dos Santos, Rita Pea e outros novos, além dos clássicos da literatura portuguesa, que não podiam faltar: Saramago, Pessoa, Miguel Torga e Florbela Espanca.
Convidei outros escritores, alguns já bem conhecidos e outros novos, diretamente através de e-mail e redes sociais e outros através de páginas de grupos e associações literárias, mas percebi que há um pouco de receio, por parte de alguns escritores portugueses, em aderir a um espaço novo para publicar. Mas quase dez novos autores portugueses responderam ao nosso apelo e a edição está fechada.
A verdade é que a Literatura Portuguesa é muito rica e cada vez me encanto mais com a sua qualidade. Tenho lido vários autores de Portugal e mais há que eu leia.
Já há uma troca, uma presença bem marcante da Literatura Portuguesa no Brasil, há muitos livros de autores de Portugal em nosso país, portanto esses autores já são bastante conhecidos pelos leitores brasileiros. Em contrapartida, há já vários autores brasileiros sendo lidos em Portugal, pois eles estão sendo publicados por editoras portuguesas. Esse intercâmbio, se é que podemos dizer assim, é muito salutar, pois há muito talento de ambas as partes e os leitores de cada um dos dois países só tem a ganhar com boas leituras.
O Suplemento Literário A ILHA, edição portuguesa está no forno para chegar aos leitores em junho, como uma comemoração do aniversário do Grupo Literário A ILHA e de sua revista. Comemoremos, pois, lendo-o.
Luiz Carlos Amorim