Directora do Museu da Baleia da Madeira recebe prémio pela dissertação de mestrado
Ana Nóbrega, directora do Museu da Baleia da Madeira, recebeu um prémio da Associação Portuguesa de Museologia, na categoria de Projecto Académico, relativo à sua dissertação de mestrado: 'A cultura baleeira na Madeira, estudo lexical e comparação com os Açores', desenvolvida no âmbito do mestrado em Linguística: Sociedades e Culturas, na Universidade da Madeira, sob a orientação de Naidea Nunes Nunes.
A cerimónia dos Prémios Apom 2023 realizou-se no passado dia 26 de Maio e reuniu a comunidade museológica com o intuito de valorizar o que de melhor se faz na área. Teve lugar no Museu do Ar, em Sintra, numa exemplar e muito agradável receção.
Quanto à investigação, foi realizada com o objectivo principal de salvaguardar o património cultural imaterial da baleação madeirense, uma atividade, atualmente extinta, que decorreu no arquipélago da Madeira durante 40 anos e encerra um património que merece ser estudado e registado para que não caia no completo esquecimento.
A caça à baleia chegou à Madeira através dos baleeiros açorianos que, por sua vez, a aprenderam com os baleeiros norte-americanos. Pelas influências a que esteve sujeita, a atividade baleeira madeirense é a temática alvo de estudo desta investigação lexical, numa perspectiva terminológica.
Trata-se de uma actividade especializada, cujos termos associados às profissões, técnicas, objetos e processos apenas são conhecidos por quem a pratica. Alguns deles são formas aportuguesadas de empréstimos do Inglês, recebidos dos Açores. Visa preservar o património oral das coisas e palavras das árduas tarefas de sobrevivência dos baleeiros, numa época de escassos recursos materiais, compreendendo e valorizando as suas vidas social e culturalmente.
A recolha dos termos da baleação na Madeira baseou-se sobretudo na documentação oral proveniente de entrevistas realizadas a antigos baleeiros, resultando num glossário que compila e sistematiza o léxico da baleação na Madeira e o correspondente da atividade nos Açores, enquanto património linguístico e sociocultural destes arquipélagos.
O projeto académico foi realizado no âmbito da temática museológica, identidade do Museu da Baleia da Madeira, com o propósito de divulgação científica relacionada com a coleção da caça à baleia que merece ser conservada e valorizada como testemunho do passado.
Fica a vontade de que esta investigação seja um legado que ajude a compreender o passado e a construir o futuro, impulsionando novos estudos.
A Dissertação poderá ser lida na integra no seguinte endereço eletrónico: http://hdl.handle.net/10400.13/4082