Associação da Madeira de Esclerose Múltipla acompanha 160 doentes
Pedro Ramos recebeu os representantes da associação
O secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, recebeu esta terça-feira, 30 de Maio o dirigente da Associação da Madeira de Esclerose Múltipla (AMEM), Nélio Olim, que apresentou as principias actividades dinamizadas pela instituição.
A AMEM surgiu na Madeira em 2019 e actualmente dá apoio a cerca de 160 utentes portadores da doença. Na sua maioria são mulheres, com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos.
A par de todo ao apoio ao nível da prestação de cuidados de saúde, medicação e reabilitação, aos doentes portadores da doença, o Governo Regional, através do Instituto de Administração da Saúde assegura o apoio anual no valor de cinco mil euros, desde 2021, à associação.
A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória, caracterizada pela desmielinização e neuro degeneração no Sistema Nervoso Central. É diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afetada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).
As manifestações clínicas da esclerose múltipla variam desde alterações motoras, sensibilidade, visuais, cognitivas, entre outras.
A terapêutica utilizada para o tratamento desta doença tem como principal objetivo controlar a atividade da doença no sentido de atrasar a progressão da incapacidade dos doentes, a prevenção dos surtos e controlo dos sintomas.
Na Região, os doentes portadores de esclerose múltipla são seguidos no Serviço Regional de Saúde.