Direcção Regional da Saúde reforça apelo contra o tabagismo
Na véspera do Dia Mundial Sem Tabaco, que visa alertar os decisores e a população em geral para a epidemia do tabaco, para a morbilidade e a mortalidade associadas ao tabagismo, a Direcção Regional da Saúde, através da sua unidade dedicada à prevenção de comportamentos aditivos e dependências - UCAD reforça o apelo da campanha 'Eu Escolho Saúde, Não tabaco'.
Em nota emitida, a DRS aponta que os estudos realizados têm sugerido que a prevalência do consumo de tabaco nos jovens "tem vindo a diminuir" na Região, "além de ser a mais baixa do País". Dados sugestivos "da eficácia das estratégias preventivas implementadas ao longo da última década", destacam.
A UCAD tem realizado acções preventivas em escolas, nos vários níveis de ensino, em contexto laboral e em eventos dedicados à promoção da saúde.
Os aderentes ao movimento 'Eu Escolho Saúde, Não tabaco' "são cada vez mais", revela a Direcção Regional da Saúde, que reforça o apelo à adesão ao movimento: "se não é fumador: mantenha a decisão de não fumar e evite permanecer em espaços onde outras pessoas fumam; se é fumador: procure deixar de fumar, aceda à consulta de cessação tabágica; evite expor os não fumadores ao fumo do tabaco, em particular as crianças; comece por evitar o fumo em ambientes fechados, incluindo no carro e em casa; e lembre-se de colocar as beatas apagadas em baldes do lixo, evitando poluir o ambiente. aceite o desafio, comprometa-se com a sua Saúde e adira ao movimento “Eu Escolho Saúde, Não tabaco”! se está ativo nas redes sociais, partilhe a sua história de escolha pela saúde, em detrimento do tabaco, com o hashtag #euescolhosaude".