Madeira

Reformulação do nó do Cortado a concurso

A obra anunciada há dois anos vai custar mais do que o inicialmente anunciado

None

A reformulação do nó do Cortado, em Santana vai custar bastante mais do que o inicialmente estimado pelo Governo Regional, a ter em conta o valor-base do concurso agora lançado e o que foi dito em 2021, altura em que a intervenção foi anunciada. Dois anos depois, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, através da Direcção Regional de Estradas, lançou o concurso público para melhorar este nó localizado à chegada ao concelho pela via expresso.

O procedimento, publicado ontem em Diário da República, tem um valor base de 1.132.801, 80 euros, a que acresce o IVA, bastante mais do que os cerca de 600 mil euros referidos em Março de 2021, mas dentro do que foi dito no ano passado, em Agosto, já então o valor reservado para a obra era de cerca de 1,2 milhões de euros. Na altura a Secretaria de Pedro Fino explicou que o valor de 600 mil euros inicialmente referido pelo Governo no ano anterior era meramente indicativo, foi antes de realizar o projecto e os estudos complementares.

A decisão de avançar agora com a obra foi tomada no passado dia 18, em Conselho de Governo.

O preço mais vantajoso para o erário público e a o valor técnico são os critérios de decisão. Após a adjudicação e apresentação dos documentos e garantias obrigatórias, a obra terá um prazo de execução de 180 dias.

Como referido na notícia deste jornal a 20 de Agosto do ano transacto, a intervenção vai permitir “endireitar o que foi inaugurado em 2004, uma vez que esta requalificação implica a introdução de dois novos ramos - um de entrada e outro de saída - possibilitando assim todos os movimentos possíveis”.