IL apela à imprensa livre
A Iniciativa Liberal Madeira lançou esta quarta-feira, 3 de Maio, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, à "capacidade da imprensa de informar livremente sobre assuntos de interesse público", afirmando que o mesmo é um "indicador crucial da democracia".
Em nota emitida, a Comissão Coordenadora Iniciativa Liberal Madeira, liderada por Nuno Morna, aponta que "uma imprensa livre pode informar os cidadãos sobre os sucessos ou fracassos dos seus líderes, transmitir as necessidades e desejos das pessoas aos órgãos governamentais e fornecer uma plataforma para a troca aberta de informações e ideias".
Quando a liberdade de imprensa é restringida, essas funções vitais são prejudicadas, levando a más decisões e resultados prejudiciais para todos. Seja a nível nacional, regional ou local, uma imprensa livre funciona como um guardião do público, bem como educador, animador e cronista da contemporaneidade. IL Madeira
O partido entende que "como olhos e ouvidos do público, os jornalistas devem ser capazes de informar sobre assuntos de interesse público sem medo de represálias ou outras formas de interferência" e alerta que "uma imprensa livre é indicador de uma sociedade adulta, madura e que vive em liberdade".