Madeira

‘+ Comércio Local’ com potencial de negócio de 2 milhões e 700 mil euros

None

Decorreu hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal (CMF), a entrega dos 20 vouchers, no valor de 250 cada, referentes ao segundo sorteio do ‘+ Comércio Local’.

A iniciativa da autarquia, em parceria com a ACIF, tem por objetivo promover e dinamizar o comércio local no Funchal.

Na ocasião, a vice-presidente da CMF, Cristina Pedra, sublinhou o impacto económico que esta iniciativa está a ter nas Pequenas e Médias e Empresas. Revelou que já foram entregues 136 mil cupões e, isto, conforme referiu, corresponde a um potencial de negócio no montante de 2 milhões e 700 mil euros, tendo em conta que por cada cupão equivale a uma compra de 20 euros.

Cristina Pedra realçou o esforço financeiro que a autarquia tem feito para ajudar os comerciantes e também os munícipes, que tendo estes recebido um valor pecuniário de 250 euros podem voltar a fazer compras nos 314 estabelecimentos comerciais aderentes.  

A vice-presidente da CMF destacou que o atual executivo municipal tem se pautado em arranjar meios para ajudar os comerciantes, lembrando os dois programas de apoio ao sector económico: o ALAVANCAR e o ABRIR, com 450 mil euros e 150 mil, respetivamente.

Estes dois programas municipais vão estar em vigor até 2025, tendo uma dotação anual, com mais 20% este ano.

Em matéria fiscal, Cristina Pedra também relembrou a estratégia implementada de eliminação da Derrama para os comerciantes, para os munícipes a devolução da parte da receita municipal de IRS, que este ano é de  2,5%, e que os munícipes irão dar conta  deste desconto do abatimento municipal na declaração do IRS.

A autarca salientou que ao contrário do que que tinha sido feito pelo anterior executivo, a primeira decisão do atual foi fazer esta devolução progressivamente até 2025, até chegar aos 5%, perfazendo um valor superior a 20 milhões de euros.

“O que nós hoje temos é uma politica de devolução fiscal às empresas e às famílias”, enfatizou.

O terceiro e último sorteio do ‘+Comércio Local’ realiza-se no dia 26 de maio. Os consumidores podem continuar a solicitar os cupões junto dos estabelecimentos aderentes e depositar na tombola  que se encontra no Balcão do Investidor, na Praça do Município do Funchal.