Consciencializar para importância da redução do número de mortes e feridos na estrada
Dinamizado pela Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, o Movimento 'Maio Amarelo' visa consciencializar toda a sociedade para importância da redução do número de mortes e feridos no trânsito e dar ênfase a toda a segurança rodoviária.
"Assinala-se que, na Região Autónoma da Madeira, em 2022, foram registados 3118 acidentes de viação com intervenção policial, tendo o número de vítimas ascendido a 1079, mais 9 que em 2021 (-146 que em 2019). Deste número de vítimas, 995 foram contabilizadas como feridos ligeiros, 69 como feridos graves e 15 como vítimas mortais (Dados provisórios Comando regional da Madeira da PSP - DREM, 2023)", refere uma nota de imprensa.
Reforçando a importância desta temática no âmbito da Saúde Pública, a Direcção Regional de Saúde (DRS) e a sua Unidade dedicada à prevenção de comportamentos aditivos e dependências (UCAD) aliaram-se a esta campanha de prevenção rodoviária, com o mote 'NÃO ao consumo de drogas e álcool ao volante'.
Neste contexto, a DRS dinamiza hoje, dia 3 de Maio, das 10h00 às 12h00, na Praça do Município, uma acção de sensibilização dirigida à população geral.
Este evento conta ainda com a participação de outras entidades, também afectas à Secretaria de Saúde e Protecção Civil.