"Persistem pessoas em situação de desemprego" na Madeira
Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania destaca que a Região atingiu "o número de desempregados mais baixo dos últimos 14 anos", com 9.400 pessoas registadas no Instituto de Emprego
"O nosso desejo é realmente conseguir chegar a mais pessoas, porque há falta de mão-de-obra, há oportunidades e queremos ajustar a oferta e a procura"
A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania alertou esta quarta-feira, 3 de Maio, que apesar de a Região Autónoma da Madeira registar "o número de desempregados mais baixo dos últimos 14 anos, persistem pessoas em situação de desemprego", reforçando o compromisso do Governo Regional de "ser um facilitador para o mercado" de trabalho.
Em declarações aos jornalistas à margem da inauguração da I Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo, Rita Andrade apontou que existem oportunidades para as pessoas em situação de desemprego, assumindo ser necessário "ajustar a oferta e a procura" de emprego.
A governante destacou a adesão da população à feira de emprego, que decorre entre hoje e amanhã na Praça CR7, na cidade do Funchal: "É a primeira vez que o Instituto de Emprego e o Instituto de Qualificação estão juntos numa iniciativa de terreno para receber muitas empresas, muitas entidades formadoras e muitas pessoas que ou procurar trabalham ou que querem mudar a sua vida profissional. Conseguimos juntar entre hoje e amanhã mais de 40 empresas, mais de 20 entidades formadoras, mais de 300 ofertas de emprego".
Para o evento aberto a toda população foram convocadas pessoas inscritas no Instituto de Emprego da Madeira, mas também estiveram presentes profissionais em busca de novas oportunidades.
Actualmente, a Região tem registadas 9.400 pessoas em situação de desemprego, um número que tem vindo a decrescer todos os meses, salientou a secretária regional: "Julgo que é sempre importante vermos não o número em si, mas a evolução e em termos de evolução temos vindo a registar um decréscimo, o que é muito positivo, e penso que os dados assim vão continuar".
Rita Andrade realça o facto de a Região manter a “economia a funcionar”, dando o exemplo do registo, este ano, dos “melhores indicadores de sempre no Turismo”.
O nosso desejo é realmente conseguir chegar a mais pessoas, porque há falta de mão-de-obra, há oportunidades e queremos ajustar a oferta e a procura. É muito importante a qualificação profissional. Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania