Regionais 2023 Madeira

Poluição preocupa PAN Madeira

None

"O grupo de trabalho ambiental do PAN alertado por banhistas deslocou-se à zona do Lido para observar aquilo que para Susana Prada são certamente “microalgas, poeiras e areias do deserto” – e mais uma vez pelo cheiro e aspeto ou está errada ou está a tentar enganar os madeirenses", começa por referir o partido através de uma nota de imprensa. 

Desde que este Governo tomou posse que a situação é recorrente, o Verão aproxima-se e as águas estão sujas. Mas a secretária do Ambiente continua a promover briefings em que nos quer convencer, que estamos todos enganados e que os dejetos não são de esgoto e nem dejectos são".  PAN

Para o coordenador do PAN da área ambiental “das duas uma ou Susana Prada não sabe o que são dejectos ou então considera que os madeirenses são todos tolos e ignorantes.”

O PAN entende que "após décadas em que o ser humano teve uma postura displicente para com as ribeiras e os oceanos devem-se seguir tempos de respeito pelo berço da vida, pela preservação dos ecossistemas, o que só é possível com a aposta na educação e no respeito efectivo pelas próximas gerações a viverem num Planeta sustentável". 

"Este deve ser o nosso caminho enquanto comunidade, porque este é o nosso tempo de fazermos tudo o que está ao nosso alcance para contribuirmos para um Planeta com vida", sustentou. 

O PAN recorda que os municípios detêm competências ao nível da fiscalização e, nesse sentido, "seria de todo importante que o Município do Funchal as exercesse efectivamente".

O PAN Madeira entende que "o presidente da Câmara, Pedro Calado, e a secretária do Ambiente, Susana Prada, a bem dos funchalenses, deviam encontrar soluções para termos praias com águas límpidas e uma cidade verde e despoluída". 

"Infelizmente o que continuamos a ter ruas limpas onde passa a procissão e de modo recorrente águas sujas que colocam em risco a saúde pública e a vida marinha", referiu o deputado municipal do PAN Madeira.