"Estamos a construir uma Escola muito mais assertiva"
O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, esteve presente, na manhã desta segunda-feira, na sessão de abertura do I Encontro da Primavera do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e da Associação Regional de Administração Educacional (ARAE), subordinado ao tema 'A Autonomia das Escolas', na Escola Secundária de Jaime Moniz.
É um tema pertinente, adequado e actual, não estivéssemos numa região onde a autonomia tem sido fundamental para a sua afirmação e para o seu desenvolvimento. Um dos princípios autonómicos é 'decide bem quem conhece bem' e, realmente, quem está mais próximo tem um melhor conhecimento da realidade que tem de gerir. Daí que o processo autonómico seja fundamental em qualquer organização, particularmente numa estrutura que se quer tão flexível como é o caso de uma escola. Jorge Carvalho
"Somos pela autonomia praticada e não pela autonomia decretada, que é mais confortável. A autonomia praticada é a que corre algum risco e procura fazer diferente, e é isso que temos procurado fazer na RAM. Acreditamos que o processo de desenvolvimento dos nossos alunos passa por existir uma efetiva autonomia por parte das escolas, particularmente dos seus órgãos de gestão. A Região mantém um processo de eleição dos órgãos de gestão da escola pela comunidade educativa, mantém órgãos colegiais e, porque acreditamos que assim se faz melhor e diferente, criamos condições para que a ação dos órgãos de gestão das escolas possa ter essa condição prática; por exemplo, têm a possibilidade de recrutar até 15% do seu corpo docente e isto revela crença no projeto educativo de cada escola", disse.
Na ocasião Jorge Carvalho referiu ainda que a "RAM tem o único sistema educativo do país que integra todo o sistema formativo, desde os zero aos 99 anos, desde as creches à formação profissional. Isso permite intervir precocemente nas mais diversas áreas e dar respostas atempadas às lacunas que possam existir, de diferentes dimensões, por parte dos nossos alunos. Isso é fundamental para darmos respostas positivas às motivações, interesses e talento dos nossos jovens."
"Acreditamos que estamos a construir uma Escola muito mais assertiva, mais capacitada, mas sobretudo que dá resposta a cada um dos nossos alunos, que permite que cada um concretize o seu projeto de vida e os seus sonhos. Sem a autonomia teríamos de certeza um sistema amputado que dificilmente responderia a todos. Quando temos de ter uma resposta diferenciada, temos de ter a capacidade de assumir essa diferenciação", concluiu.