Empresa constituída com 30 euros facturou 3 milhões em 10 anos
WalkMe Mobile Solutions tem cerca de 100 mil utilizadores e à volta de 40 milhões de downloads.
Criada em 2013 por três informáticos recém formados na Universidade da Madeira, cada qual investiu 10 euros, uma década depois a WalkMe Mobile Solutions, Lda. “empresa de desenvolvimento de aplicações móveis”, tem cerca de 100 mil utilizadores e à volta de 40 milhões de downloads.
O vício de caminhar pelas Levadas da Ilha da Madeira esteve na origem da constituição desta empresa. Aliaram a paixão com as competências técnicas e o resultado foi o primeiro guia móvel ‘Levadas da Madeira’ para descobrir ‘a pé’ as maravilhas naturais da Ilha da Madeira.
“Começou com a aplicação Levadas da Madeira e actualmente o grande foco são os jogos de cultura geral”, revelou Lígia Gonçalves, co-fundadora e gestora de projectos da WalkMe Mobile Solutions, Lda., recentemente distinguida com o Prémio Empreendedor Jovem, atribuído pela Associação Comercial e Industrial do Funchal no Dia do Empresário Madeirense.
Depois disso, a sociedade desenvolveu outros aplicativos de notícias, fitness, turismo, entre outros, e começou também a trabalhar com empresas nacionais e internacionais fazendo aplicativos personalizados em diversas áreas.
Entretanto descobriram o mundo do mobile gaming, actualmente com mais de 15 milhões de downloads em todo o mundo, através do desenvolvimento de jogos de Quiz e Word, como o Quizit, Milionário, Super Quiz e Word Grid.
“Começamos com capital social de 30 euros” e ao cabo da primeira década de existência a empresa “soma 3 milhões de euros em facturação”.
A jovem empreendedora revela a ambição de continuar a “investir em novos jogos” e também “abraçar novos desafios na área da Inteligência Artificial”. Desafiada pelo presidente do Governo Regional a apostar também em desenvolver ferramentas que potencie o sector do turismo na Região, não perdeu tempo em aceitar a ‘proposta’. Por recomendação de Miguel Albuquerque, ainda esta semana Lígia Gonçalves deverá reunir-se com o secretário que tutela o Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.