O que foi o dr. Cavaco Silva para Portugal e ilhas adjacentes
O Dr. Cavaco Silva, na sua propaganda eleitoral para primeiro-ministro de Portugal, disse que ia desenvolver a indústria, o comércio, as pescas e o turismo; sendo estes sectores os mais importantes para o desenvolvimento do país e as duas regiões autónoma.
Tendo ganho as eleições legislativas, foi o 1.° ministro que destruiu a indústria têxtil portuguesa; pagou para abater barcos de pesca, tendo Portugal e as suas Ilhas da Madeira e dos Açores a maior extensão de mar da Europa, causando o encerramento de muitas fábricas de conservas no país e nas suas ilhas, causando, aproximadamente, um milhão de pessoas desempregadas.
Foi um carrasco para a Ilha da Madeira, por não mandar dinheiro, em devido tempo, para
a Alfândega do Funchal; para os quartéis militares e para outros Órgãos do Estado, sob o domínio do Governo da República.
O 1.° Ministro Dr. Cavaco Silva, foi tão mau para os madeirenses, que até o Dr. Alberto João Jardim o alcunhou de Senhor Silva.
Foi o 1.° ministro Dr. Cavaco Silva que fez muitos militantes e dirigentes do PPD/PSD, deixarem o PSD, e muitos se filiaram noutros partidos.
Como a Banca Portuguesa estava estatizada, o 1.° Ministro Dr. Cavaco Silva, usou mais de 70% dos créditos bancários, sendo 30% para o sector privado.
A filosofia económica do Dr. Cavaco Silva, não se coadunou com os princípios do Dr. Sá
Carneiro, porque o Dr. Sá Carneiro tinha uma visão de uma sociedade mais solidária.
José Fagundes