Residência artística 'Lá em Cima' no Ilhéu de Câmara de Lobos
A artista madeirense Carolina Marcos Caldeira estará durante o próximo mês em residência artística no Ilhéu a desenvolver um projecto de investigação à volta da figura feminina e a sua relação com o mar
O primeiro momento artístico da residência começa com uma instalação que iluminará, a partir de hoje, a baía de Câmara de Lobos
"Ilhas, mares e sereias - a santíssima trindade do universo mágico e mítico" é o ponto de partida para um filme que Carolina Marcos Caldeira escreve e filma desde o ano passado.
A artista madeirense tem vindo a fazer pesquisa e trabalho de campo em diferentes ilhas de vários países, nomeadamente Dinamarca, Reino Unido e Portugal.
Durante o próximo mês, Carolina Marcos Caldeira estará em residência artística no Ilhéu de Câmara de Lobos, com o apoio da Câmara Municipal na pesquisa desenvolvida nos arquivos da Biblioteca e na instalação luminosa na baía, que dá o mote à investigação.
O tema da figura feminina e da sua relação com o mar interessa-lhe desde que cruzou "caminhos com uma superstição antiga que impedia as mulheres de entrarem em barcos de pesca - diz que davam má sorte”.