Madeira

Missão Continente doou mais de 1,2 milhões de euros a 38 instituições da Madeira

Foram mais de 1,2 milhões de euros, em excedentes alimentares que a Missão Continente doou, em 2022, a 38 instituições de solidariedade social e de apoio a animais do arquipélago da Madeira. De acordo com nota à imprensa, este apoio equivale a mais de 368 mil refeições salvas no arquipélago.

No total, esta 'Missão' distribuiu 29,3 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1.076 instituições de todo o país. Só em excedentes alimentares, esse apoio totalizou 26,4 milhões de euros, o equivalente a mais de 7,5 milhões de refeições salvas.

Segundo explica, os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, legumes mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.

“O trabalho de reaproveitamento e redistribuição de excedentes alimentares remonta a 1994. Actualmente, todas as lojas Continente têm parceria com várias instituições de solidariedade social e de apoio a animais, e as doações decorrem diariamente, ao longo de todo o ano. Até 2022, as lojas Continente apoiaram mais de 7 mil instituições, o que equivale a um valor reaproveitado de mais de 112 milhões de euros. Há 20 anos que a Missão Continente reforça a responsabilidade, enquanto agente activo, na criação de valor social positivo, junto das comunidades que apoia.” explica Nádia Reis, Directora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.