Madeira

"Insularidade é também uma oportunidade" para o digital

None
Foto Câmara Municipal do Funchal

"A insularidade é por um lado um desafio grande e um obstáculo porque não estamos todo à mesma velocidade. Por um lado é uma oportunidade porque nas regiões, que estão mais longe dos grandes centros, é onde o digital faz mais a diferença quer nas oportunidades de trabalho, quer no encurtar das distâncias que o digital também proporciona às famílias, às pessoas, à socialização e ao acesso à informação. A insularidade sim é um desafio, mas também pode ser uma oportunidade", explicou ao jornalistas a coordenadora geral do INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes, à margem do roteiro INCoDe.2030 - Capacitação Digital, que está a decorrer hoje no Funchal.

Luísa Ribeiro Lopes referiu ainda a importância dos nómadas digitais tanto para a Madeira, como para Portugal.

É uma oportunidade para a região e para Portugal todo. Nós não podemos nos esquecer que Portugal está no cantinho da Europa, mas é uma oportunidade para nós hoje nos tornarmos centrais e fazer com que o digital nos faça mais centrais. A Madeira já mostrou que é capaz de o fazer. Luísa Ribeiro Lopes, coordenadora geral do INCoDe.2030.

Ainda assim, o digital não tem só vantagens: "Nós sabemos que hoje podemos fazer trabalho remoto, mas também precisamos socializar. (...) O digital pode tornar as pessoas mais isoladas", concluiu.