Exposição com intervenções artísticas de finalistas em Artes Visuais na UMa
A Universidade da Madeira vai ter patente, a partir de quinta-feira, dia 25 de Maio, e até 9 de Junho, uma exposição com intervenções artísticas de estudantes finalistas do curso de Licenciatura em Artes Visuais. A abertura está marcada para as 14 horas, no piso – 1 do Campus da Penteada.
Intitulada 'ARTE no CAMPUS 6ª (Edição)', a mostra apresenta uma selecção de trabalhos de dezasseis estudantes finalistas, desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular de Projecto em Artes Visuais II, sob a coordenação de Duarte Encarnação e João Gonçalves.
"A cada exposição de estudantes finalistas de Artes Visuais, pergunta-se de que forma estão os futuros artistas a dialogar com a complexidade da realidade actual. Em resposta, uma das abordagens mais frequentes é tentar reconhecer os trabalhos apresentados como sintomas. Mas esta é uma abordagem que fica comprometida pela velocidade das mudanças correntes, por falta de distanciamento e, no presente momento, devido a uma reconfiguração dos modelos de pensamento. O que podemos reconhecer, não são por isso sintomas ou tão pouco tendências, mas sim, sinais. É assim em 2023, encontramos sinais, presentes na diferença, dúvida e dimensão pessoal das propostas, da erosão do comum e ao mesmo tempo da possibilidade de virem a surgir novos posicionamentos críticos. Ensaia-se o futuro. Renova-se a esperança na arte. Abre-se um espaço de novas singularidades e novos começos", refere uma nota dirigida à imprensa.