Quatro grupos de animação musical estreiam-se no Mercado Quinhentista
AlvoradA Medieval, Lôa Trovadoresca, Porbatuka e Seis pó Meia Dúzia serão novidades nos três dias do evento
A organização da XVI edição do Mercado Quinhentista, que terá como tema "Tristão das Damas", promete que vai "continuar a trazer novidades e a reforçar a animação nos seus 4 palcos e na liça instalada junto ao Fórum Machico". Este ano, além dos três grupos musicais, todo o evento totalizará "cerca de meia centena de grupos com mais de 650 elementos" que farão, ao longo dos três dias, "quase meio milhar de performances de música, teatro, dança, saltimbancos, falcoaria, espetáculos de fogo, recriação histórica e artes circences que encantarão, certamente, todos os que visitarem Machico nos dias 2, 3 e 4 de Junho", incentiva.
Numa nota divulgada esta manhã de quarta-feira, relembra que "à semelhança dos anos anteriores, esta edição contará para além dos cerca de 50 grupos amadores de escolas e associações culturais e recreativas regionais, com 5 grupos do continente. Assim, para além dos Almanach, que têm sido presença habitual nos últimos anos, teremos este ano a presença dos prestigiados grupos AlvoradA Medieval, Lôa Trovadoresca, Porbatuka e dos Kinessis Nomad Teatral. Da Madeira, os Alma-Negra, o Grupo de Teatro Bolo do Caco e as estreantes Seis pó Meia Dúzia prometem também contagiar todos os visitantes e não deixar ninguém indiferente", garante.
Resumindo, os três grupos continentais que estarão pela primeira vez na Madeira, "liderado por Tiago Araújo, os Porbatuka são atualmente um dos grupos mais originais de percussão de Portugal" e "para além das habituais arruadas, são presença assídua nos vários canais de televisão e em festivais de verão, tendo já partilhado o palco com músicos consagrados como Carlão, Calema, Nuno Ribeiro, Mariza e os UHF. Em 2022, chegaram à final do Got Talent Portugal transmitido pela RTP 1"; enquanto que as "Lôa Trovadoresca são um projeto original e único de animação musical, completamente dedicado às recriações históricas e animação de rua", grupo musical "que se escreve unicamente no feminino e que junta cinco experientes instrumentistas"; e, por fim, "das terras de Santa Maria vem a AlvoradA Medieval que promete aquecer a alma de todos os visitantes com ritmos e melodias bastante alegres, por entre recolhas medievais e repertórios tradicionais".
A organização realça que "outra das novidades, já apresentada, prende-se com a abertura do Festival Atlântico no Mercado Quinhentista de Machico, com o espectáculo pirotécnico 'Das Trevas à Luz', marcado para o dia 2 de Junho pelas 23h00".
"Todos os dias, pelas 19h00, irá realizar-se na Liça, um Torneio de armas a cavalo, onde os cavaleiros irão demonstrar toda a sua coragem e destreza no manejo das várias armas que tinham ao seu dispor, na luta a cavalo e na luta corpo a corpo", conta.
"Destacamos também o 'Cortejo das Tormentas' na sexta-feira pelas 21h00 e o desembarque da nau, seguido do 'Cortejo do Dote' no sábado pelas 16h30, que irão contar com mais de um milhar de participantes", realça.
E continua: "Ainda no Forte do Amparo, a exposição de Instrumentos de Tortura, recorda-nos algumas das razões pelas quais este período era designado como a Idade das Trevas e a exposição dos Navegadores Quinhentistas apresenta-nos alguns dos navegadores mais importantes desta época da expansão portuguesa. Para quem pretender retemperar forças depois de toda esta folia, também haverá muitas 'cousas de mercar, de manjar e de beber', nas cerca de 70 tendas presentes no recinto."
Está assim feito o convite para todos quantos queiram viver "aventuras únicas e experiências memoráveis através de uma verdadeira viagem no tempo, onde será possível ter uma visão do que Machico e a Madeira terão sido há cerca de 600 anos", conclui.