Madeira

"Todo o investimento nas Pescas é um bom investimento", afirma Teófilo Cunha

None

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, reforçou esta desta terça-feira, 23 de Maio, na Praça do Peixe do Mercado dos Lavradores, no Funchal, o “compromisso” do Governo Regional com os pescadores e com os consumidores.

Durante a apresentação pública do 'Fishmetrics', um sistema de rastreabilidade (acompanhamento) instalado nas lotas do Funchal, Caniçal, Paul do Mar e Porto Moniz, que permite rotular os diferentes lotes de pescado, associando toda a informação relacionada com a captura, num QR-CODE, Teófilo Cunha destadou as Pescas como sendo "uma área fundamental, não só para os pescadores, armadores e respectivas famílias, como também para os consumidores e para a importância que tem para a economia regional".

O 'Fishmetrics' representa um investimento do Governo Regional de 51 mil euros, comparticipado a 90% pelo programa MAR2020, que Teófilo Cunha considera ser “valioso” tendo em conta o que vem possibilitar: “Passa a existir um controlo desde o mar até ao prato, o que numa altura em que os consumidores gostam de estar cada vez mais informados, é bastante importante”. 

Em nota emitida a Secretaria Regional de Mar e Pescas explica que o ‘Fishmetrics’ permite saber em qualquer fase do circuito comercial os dados referentes a determinado pescado, nomeadamente o local de captura, espécie, biologia e habitat, a importância no sector, e informações relacionados com a sua gastronomia. "Ficam também registados dados relativos à data e local de descarga, número de lote, peso e um conjunto de dados sobre a embarcação que efetuou a captura: identificação, características, fotografia da mesma, atividade regular e artes de pesca utilizadas. Toda a informação é acompanhada por uma foto do lote em causa, adquirida na altura da pesagem em lota", pode ler-se. 

O projecto "não tem custos para os pescadores e restantes agentes do sector, e não só vem responder às mais recentes orientações comunitárias da Política Comum de Pescas, como tem merecido muitos elogios das autoridades europeias", refere o Governo Regional, rematando que além da informação ao consumidor, o sistema traz mais-valias para a ciência e investigação, "fornecendo dados estatísticos sobre a dimensão, e peso e local das capturas, dando igualmente um importante contributo para a gestão das quotas de pesca".