Madeira

Alunos da UMa custam menos ao país do que os dos Açores e do continente

None

Elsa Fernandes, vice-reitora da Universidade da Madeira, fez uma intervenção em que apresentou aos deputados do grupo parlamentar do PSD a UMa, a sua oferta formativa, de investigação e os projectos em curso.

A UMa tem aumentado o número de cursos e, sobretudo, de projectos de investigação.

A universidade passa por uma fase em que tem de pensar no crescimento do número de alunos, o que só poderá acontecer com a vinda de estudantes de fora da região, sobretudo de outros países. Neste momento já há um número significativo de alunos estrangeiros, nomeadamente de países da CPLP.

A aposta na atracção de estudantes de fora da Madeira tem associado o projecto de construção de uma nova residência universitária, com cerca de 200 camas que no entanto ainda não teve um protocolo com o Ministério do Ensino Superior.

Elsa Fernandes sublinhou o facto de o Orçamento de Estado não cobrir grande parte das despesas da UMa e fez uma comparação dos custos para o Estado dos estudantes das universidades da Madeira, Açores e do Continente.

Um estudante da UMa tem um custo anual para o Estado de 3.599 euros. Nos Açores, esse valor sobre para 6.647 euros e, no continente é de 4.500 euros. Ou seja, um estudante da UMa custa muito menos ao Estado do que nas outras universidades do país.