Sistema de rastreabilidade instalado nas lotas do Funchal resultou num investimento de 51,130 mil euros
O ‘Fishmetrics’, um sistema de rastreabilidade instalado nas lotas do Funchal, Caniçal, Paul do Mar e Porto Moniz, permite rotular os diferentes lotes de pescado, associando toda a informação relacionada com a captura, num QR-CODE.
"Através deste sistema é possível saber em qualquer fase do circuito comercial os dados referentes a determinado pescado, nomeadamente o local de captura, espécie, biologia e habitat, a importância no setor, e informações relacionados com a sua gastronomia. Ficam também registados dados relativos à data e local de descarga, número de lote, peso e um conjunto de dados sobre a embarcação que efetuou a captura: identificação, características, fotografia da mesma, atividade regular e artes de pesca utilizadas. Toda a informação é acompanhada por uma foto do lote em causa, adquirida na altura da pesagem em lota", explica uma nota de imprensa.
O ‘Fishmetrics’ é fruto de um investimento de 51,130 mil euros, comparticipado a 90% pelo programa MAR2020, vai interligar com o Sistema Integrado de Gestão de Lotas e Entrepostos (SIGLE), e responde às últimas orientações comunitárias sobre Política Comum de Pescas". Secretaria Regional e Mar e Pescas
Esta campanha é uma iniciativa da Direcção Regional de Pescas em conjunto com a Câmara Municipal do Funchal.
O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, vai estar presente, amanhã pelas 10 horas, na Praça do Peixe no Mercado dos Lavadores, Funchal, para a abertura de Campanha de Divulgação do Sistema de Rastreabilidade dos Produtos da Pesca.