Dinamarca disponível para receber cimeira para a paz em Julho
A Dinamarca está disposta a receber uma possível cimeira para alcançar a paz na Ucrânia no próximo mês de julho, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros do país.
A disponibilidade de Copenhaga surge depois de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter apontado, no fim de semana, para essa possibilidade e para que a cimeira se organizasse dentro de dois meses.
"Se a Ucrânia acreditar que chegou a hora de realizar essa reunião, seria fantástico. E seria completamente óbvio que a Dinamarca gostaria de ser anfitriã dessa reunião", destacou o ministro Lars Løkke Rasmussen, em declarações à agência dinamarquesa Ritzau.
Rasmussen frisou que o mais importante não é onde se celebra a cimeira, mas sim que o encontro tenha a participação de países como a China, Índia ou Brasil.
"Apoiamos a Ucrânia e temos feito isso desde o primeiro dia. Mas se tem de ser uma cimeira que produza progressos, não deve ser apenas um encontro entre os países que estiveram do lado da Ucrânia o tempo todo", acrescentou.
O ministro dinamarquês mostrou-se cético em relação à participação russa, embora tenha enfatizado que essa questão deve ser decidida por Kiev.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).