“Queremos que os eleitores possam avaliar a IL com independência”
Às Regionais deste ano, a Iniciativa Liberal vai apresentar lista autónoma
A Iniciativa Liberal (IL) está a preparar o seu programa eleitoral para as Eleições Regionais deste ano. O objetivo é ganhar representação parlamentar na Madeira, sem coligação. “Esta Comissão Executiva que lidero foi eleita há quatro meses e, já aí, a estratégia concertada também com o núcleo da Madeira foi muito clara que de apresentaríamos as nossas ideias com listas autónomas”, elucida Rui Rocha, presidente do partido.
Queremos que os eleitores possam avaliar a IL, os seus candidatos, as suas propostas, com independência das propostas de outros partidos. A nossa estratégia é essa. Rui Rocha
Rui Rocha termina, hoje, uma visita de dois dias à Madeira, onde participou nas ‘Rotas Liberais’, com representantes do partido a nível regional. O balanço é positivo, numa visita que tinha como propósito o contacto com a população, para se inteirar do que preocupa os madeirenses, bem como discutir a estratégia eleitoral com o Núcleo Regional da Madeira, com o qual teve “excelentes conversas”.
Constato que há uma muito grande disponibilidade dos madeirenses para ouvirem as propostas liberais, para perceberem aquilo que queremos para a Madeira, o que estamos a propor. Rui Rocha
Propostas que se baseiam na falta que o liberalismo faz à Madeira, segundo a IL, a começar pela redução dos impostos. “A autonomia tem margem para fazer redução de impostos e isso é urgente, porque neste momento as pessoas encaram dificuldades e não faz sentido que os impostos estejam mais altos do que podem ser”, reitera.
Também a saúde é uma preocupação: “É necessário que haja uma efectiva liberdade de escolha na saúde. A Madeira tem problemas de acesso à saúde e, portanto, é preciso dar o poder de escolher qual a solução de saúde que corresponde às necessidades de cada um.”
Rui Rocha defende, ainda, para a Madeira, uma sociedade civil e uma iniciativa privada mais fortes. Entende ser preciso “libertar a iniciativa económica”, pelo que “é necessário que o Estado e a Região estejam menos presentes na economia, permitindo que as pessoas possam avançar, arriscar, ter o fruto do seu trabalho.” Alerta, ainda, para a necessidade de desburocratizar o sistema.
“Os madeirenses não podem ter medo de falar”
Iniciativa Liberal quer ter um a dois deputados na Assembleia Legislativa da Madeira
Sofia Carraca Teixeira , 20 Maio 2023 - 11:08
Por fim, “mas não menos importante”, ressalva as questões ligadas à liberdade de expressão. “Somos um partido liberal, valorizamos muito o indivíduo, a liberdade de expressão”, exalta o líder da IL, para defender: “Queremos que os madeirenses falem à vontade, façam as suas escolhas com liberdade.”
Encontramos madeirenses que falam, mas com receio de que as suas palavras sejam ouvidas, e que venham a ser prejudicados por manifestarem as suas opiniões. Não podemos aceitar uma situação destas, em Portugal, em 2023. Rui Rocha
A visita do presidente da Iniciativa à Madeira termina hoje, ao final do dia, com uma passagem pela Festa da Cebola, no Caniço, depois de ter estado, na manhã deste domingo, no Mercado do Santo, no Santo da Serra, num dia que conta com almoço no Caniçal e passeio por Machico. Até ao acto eleitoral deste ano, Rui Rocha pretende regressar à Região “várias vezes”.
O partido está muito mobilizado, quer através do Núcleo da Madeira, quer através das estruturas nacionais, para a participação e acompanhamento das eleições da Madeira. Seguramente regressarei muitas vezes, bem como os deputados e os dirigentes da IL terão oportunidade de vir à Madeira muitas vezes, porque o liberalismo faz mesmo muita falta e nós estamos empenhados para trazer mais liberdade, mais liberalismo para a Madeira. Rui Rocha