‘Fonogramas da Tradição Musical Madeirense’ apresentado na Feira do Livro de Machico
O Caderno n.º 7 Xarabanda ‘Fonogramas da Tradição Musical Madeirense’ (inventário e sistematização), da autoria de Rui Camacho e Jorge Torres, foi apresentado, hoje, na XI Feira do Livro Francisco Álvares de Nóbrega, no Largo da Praça, em Machico.
"Lançado a 12 de Outubro de 2022, a obra surge após 20 anos de investigação. Durante apresentação, Rui Camacho salientou que foi nos anos 90 que sentiram a necessidade de recolher exemplares de fonogramas editados nos diversos suportes, todo o trabalho de pesquisa e recolha que se apresenta na colecção Cadernos Xarabanda, o n.º 7, consiste numa atualização e aprofundamento de anteriores inventariações de fonogramas da tradição madeirense. Tem como objectivo divulgar o mais completo possível os fonogramas editados ao longo dos tempos na Região, em Portugal continental e no estrangeiro, contendo pelo menos, uma faixa da tradição musical madeirense", refere uma nota de imprensa.
"É de salientar que para a sistematização do inventário dividiram-se os fonogramas nos seguintes grupos: recolhas directas, grupos folclóricos e afins, grupos de animação, grupos corais, orfeões e afins, intérpretes madeirenses e não madeirenses, colectâneas e emigração", acrescenta.
"Para Rui Camacho “trata-se de uma obra única no género e que é um valioso contributo para a preservação da memória fonográfica madeirense"", conclui a mesma nota.