Filmagens sobre o Visconde na Ribeira Brava
"Está a decorrer na Ribeira Brava as filmagens para o documentário ‘O Visconde Indomável’ que retrata a vida e obra de Francisco Correia de Herédia. As primeiras imagens foram captadas em Lisboa, a 11 e 12 de Março, com a encenação da morte do Visconde, num cenário que remonta a 16 de Outubro de 1918. Agora, na Ribeira Brava, a ideia é encenar a vida de Francisco Correia de Herédia nos seus anos de juventude, recriando os jogos de ténis no adro da igreja matriz, conhecido pelo Pateo ‘O Ténis’, onde o Visconde praticava o seu desporto de eleição", refere uma nota de imprensa da autarquia local.
Haverá ainda filmagens pelas ruas centrais da vila e nos jardins da autarquia com a actriz Inês Herédia, assim como a recolha de depoimentos de Francisco Fernandes e Nulita Andrade, dois escritores/investigadores madeirenses que publicaram obras alusivas ao Visconde". Câmara Municipal da Ribeira Brava
"As filmagens decorrem este fim-de-semana e serão retomadas nos dias 25 e 26 de Maio. Recorde-se que o documentário conta com a participação do ator madeirense Eduardo Luiz no papel de Visconde, e da atriz Inês Herédia, que é descendente de Francisco Correia de Herédia", acrescenta a nota.
Produzido pela empresa madeirense Episódio Proeza, com realização de José Abrantes e fotografia de João Santos, este trabalho pretende destacar o seu perfil político, a sua apetência desportiva e a sua dedicação às causas públicas, assim como mostrar às gerações atuais e futuras quem foi o Visconde e que importância teve na história do concelho da Ribeira Brava, no desenvolvimento da Madeira e na vida política e social do país". Câmara Municipal da Ribeira Brava
E concluiu: "O projecto cinematográfico é da responsabilidade das Câmaras Municipais da Ribeira Brava e da Vidigueira, que conta com o apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura (Madeira Film Comission)".