Madeira

Dia Nacional da Escola Azul assinalado com evento na Praia Formosa

secretário regional Teófilo Cunha marcou presença e realçou papel das crianças na defesa dos Oceanos

None

A Praia Formosa serviu de palco para assinalar, hoje, o Dia Nacional da Escola Azul e o Dia Europeu do Mar.

O secretário regional de Mar e Pescas (SRMP) destacou o “papel importante” dos jovens na sensibilização e promoção de boas práticas ambientais em relação aos Oceanos.

"Vocês são os verdadeiros embaixadores do mar, e eu sei que o que aprendem aqui, vão ensinar e explicar em casa, aos pais, aos avós, aos irmãos", disse Teófilo Cunha, para uma plateia de alunos das escolas Visconde Cacongo, Boliqueime, Nazaré e Dr. Eduardo Brazão de Castro.

Na Madeira, a Escola Azul é conduzida e dinamizada pela Direcção Regional do Mar, contando já com um total de 52 estabelecimentos de ensino, envolvendo mais de 6.750 alunos e 64 professores.

A iniciativa deste ano, realizada em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, começou com uma atividade de plogging (limpeza da praia) e incluiu a actuação musical dos quatro estabelecimentos de ensino.

De acordo com a informação da SRMP, no final foi descerrada uma placa para assinalar o apadrinhamento daquela praia pela Escola Azul. “Nunca é demais agradecer o empenho e o entusiasmo com que todos os que estão envolvidos neste projeto - professores, alunos, técnicos da Direção Regional do Mar, e empresários que apoiam estas iniciativas -, porque o futuro dos Oceanos, a sua sustentabilidade e proteção, é também o nosso futuro comum”, sublinhou o secretário regional.

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que tem como por objetivo promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar, criando gerações mais responsáveis e participativas, que possam contribuir para a sustentabilidade do Oceano. Este programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, organizações não-governamentais, universidades e outras entidades com papel ativo em Literacia do Oceano.