Detectados novos casos de cancro de pele na Madeira
O Serviço de Dermatologia do SESARAM, no âmbito do dia do Euromelanoma assinalado a 17 de Maio, quarta-feira, realizou 130 rastreios a este tipo de cancro no Hospital dos Marmeleiros, tendo sido detectados 3 melanomas e 7 basaliomas.
De acordo com o director de Serviço de Dermatologia, Tiago Esteves, estes casos serão agora alvo de acompanhamento por parte do serviço, com posterior tratamento clínico.
Os rastreios aconteceram entre as 8 e as 16 horas.
Nesse rastreio, o dermatologista deu especial atenção a todas as lesões pigmentadas, principalmente os nevos atípicos. Os “sinais” ou nevos são manchas pigmentadas, habitualmente de cor castanha ou negra, que aparecem sobre a pele. Alguns podem estar presentes no nascimento, embora a maioria surja ao longo da vida. O número de sinais que cada um de possui depende de diversos factores, como por exemplo da herediteriedade (factores familiares), da exposição solar ou de situações que favoreçam o seu aparecimento, como a gravidez. Na sua maioria os sinais têm uma evolução benigna e mantêm-se inalterados ao longo da vida. No entanto há um tipo de cancro da pele muito agressivo, o Melanoma, o qual resulta da transformação maligna dos melanócitos, as células produtoras de melanina. Este tumor pode surgir em qualquer pessoa e em qualquer idade, quer a partir de um sinal que já existia e que se alterou quer como um sinal com aparecimento de novo. SESARAM