Concluídas obras de reabilitação e restauro no Convento de Santa Clara
As obras de reabilitação e restauro do Convento de Santa Clara já se encontram concluídas.
Os trabalhos dividiram-se em duas componentes: a primeira consistiu na beneficiação global da Igreja e do Convento de Santa Clara, incluindo projectos de Segurança Contra Incêndios em Edifícios e de Instalações Elétricas e de Telecomunicações. A segunda componente da intervenção deu-se ao nível da conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado.
A empreitada de beneficiação global das áreas visitáveis da Igreja e do Convento teve início em Agosto de 2019 e fim em Março de 2021.
Por seu turno, a empreitada de implementação do projecto de museologia/museografia das áreas visitáveis do Convento de Santa Clara (Funchal) teve início em Setembro 2022 e conclusão em finais de Abril de 2023.
Desta forma, os serviços de conservação e restauro de pintura, escultura e talha dourada móvel/integrada do Convento de Santa Clara começaram em Setembro de 2020 e acabaram em Janeiro de 2022.
Paralelamente, com início em Novembro de 2020 e fim em Janeiro de 2022, tiveram também lugar os trabalhos de conservação e restauro de azulejos do Convento de Santa Clara.
Foi ainda produzido um guia bilingue sobre o Convento de Santa Clara, terminado em Dezembro de 2022, cujos textos foram de Francisco Clode de Sousa, Paulo Ladeira e Rita Rodrigues e o design esteve a cargo da empresa “Linhas de Letras “.
Segundo nota enviada pela presidência do Governo Regional, fora da candidatura FEDER foram ainda criados, concluídos e colocados suportes gráficos.
Ao nível da arqueologia foi realizado um estudo do quotidiano do Convento de Santa Clara – Escavação arqueológica dos poços-cisterna do Convento de Santa Clara. A intervenção nas 3 cisternas está concluída.
A inauguração da empreitada será esta quinta-feira, pelas 15 horas, e contará com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.