IPMA prevê um domingo pouco convidativo
O mesmo Instituto de Meteorologia calcula Índice de Ultravioleta de risco muito elevado para a Madeira e para o Porto Santo
A previsão meteorológica para este domingo, 14 de Maio de 2023, não deixará satisfeito quem tem neste dia a oportunidade de um passeio à serra ou uma ida à praia. Contudo, sendo uma previsão e sabendo-se a ilha e os seus microclimas, é bem provável que nada do que o IPMA prevê seja sentido pela maioria das pessoas.
Assim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta para "períodos de céu muito nublado", com a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira".
Já o vento, diz o IPMA, soprará "moderado (20 a 35 km/h) de nordeste, sendo por vezes forte (até 40 km/h), com rajadas até 60 km/hora, nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, soprando forte (35 a 45 km/h) nas terras altas, com rajadas até 75 km/hora".
No Funchal, lá está o tal do microclima, os meteorologistas prevêem "períodos de céu muito nublado" e o "vento fraco (inferior a 15 km/h)".
No mar, a costa Norte terá "ondas de nordeste com 2 a 2,5 metros" e a costa Sul terá "ondas de sueste com 1 metro", sendo que a temperatura da água parece bem convidativa, 20 a 21º Celsius.
Já agora que falamos na serra e no mar, saiba que o Índice de Raios Ultravioleta prevê um vermelho carregado, significado risco "Muito Elevado", com a Madeira com um risco de 9 e o Porto Santo a 8.
Por isso, !cuidado!", diz o IPMA, que recomenda "utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol". O dia pode não parecer, mas os raios UV afectam a pele, mesmo com céu nublado. Veja as respostas do IPMA no documento anexo.