Madeira investe 4,8 ME para levar água à zona alta da Ribeira Brava
O Governo da Madeira investiu 4,8 milhões de euros no abastecimento de água à população da zona alta da Ribeira Brava, um projeto apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, foi hoje anunciado.
"Este é um investimento de 4,8 milhões de euros, que é a segunda obra que a ARM (Águas e Resíduos da Madeira) lança no âmbito do PRR", declarou a secretária do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.
Susana Prada falava no âmbito da visita que efetuou à obra do reservatório da Cova Velha, no concelho da Ribeira Brava, na zona oeste da Madeira.
A governante explicou que a população da zona alta do concelho, na freguesia do Campanário, tinha o abastecimento de água efetuado através das nascentes e, "com as alterações climáticas, estas passaram a debitar um caudal menor, tendo o abastecimento público ficado prejudicado".
Para resolver o problema, o Governo Regional (PSD/CDS) "elaborou um projeto para fazer com que o abastecimento passasse a ser regular e normal", acrescentou.
Para o efeito, decidiu "construir uma central elevatória que vai levar água desde a estação de tratamento de água da Ribeira Brava, numa cota de 500 metros, e vai elevá-la até os 1.085 metros para proporcionar o reforço de água que a população necessita", explicou a responsável.
Este projeto vai beneficiar cerca de 4.200 pessoas.
Susana Prada salientou que o "grande projeto" da ARM para as ilha da Madeira e Porto Santo é "recuperar as águas perdidas, diminuir as perdas de canais e armazenar mais água em altitude", o que representa um investimento de 70 milhões de euros (ME).
Deste valor, 60 ME são destinados a projetos na ilha da Madeira.