Hub Azul leva 10 startups ao Porto do Caniçal
Objectivo central do projecto é desenvolver um ecossistema criativo em torno da economia do mar sustentável
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque preside amanhã, pelas 16 horas, no salão nobre do Governo Regional, à sessão de encerramento da conferência que serve de apresentação do projecto Hub Azul.
Trata-se de uma parceria entre o Governo Regional, a Startup Madeira, a APRAM, a ARDITI, a SDM, o IDE (entidades públicas) e o Fórum Oceano.
Com este Hub Azul, o Porto do Caniçal pretende receber 10 startups, que se instalem na Madeira durante pelo menos dois anos, desenvolvendo projectos para os mercados internacionais
O projecto será apresentado amanhã, a partir das 14:30, no Salão Nobre do Governo Regional. A apresentação incluirá uma conferência sobre o financiamento da economia azul sustentável, com a intervenção de alguns dos mais relevantes fundos de investimento a operar em Portugal.
Uma iniciativa que decorre da aposta da Madeira no desenvolvimento de um ecossistema de inovação na área da economia do mar.
As empresas que aceitarem o desafio de deslocalizarem-se para a Região, ou startups regionais que estejam a desenvolver projetos na economia azul sustentável, serão apoiadas pela Startup Madeira e poderão utilizar instalações da APRAM, no Porto do Caniçal.
Aquilo que se pretende é que as startups se instalem na Região, trabalhando a partir da Madeira, utilizando infraestruturas na Madeira e recorrendo também a mão de obra da Madeira.
O objectivo central do projecto é desenvolver um ecossistema criativo em torno da economia do mar sustentável, nomeadamente em áreas como a robótica, a pesca de precisão, o shipping – aproveitando a ligação ao Registo Internacional de Navios, proporcionada pela SDM – e a outras áreas no âmbito da economia azul produtora de lucro e de impacto positivo no ambiente.