5 Sentidos

'PARTICULARidades' promove serviço educativo Pop up para crianças

Iniciativa permite às famílias deixar as crianças que ainda não têm idade mínima para assistir aos espetáculos com profissionais especializadas, enquanto vão ao teatro

None

Pelas 18 horas deste sábado haverá uma oficina de Língua Gestual Portuguesa na Ludoteca do Parque de Santa Catarina inspirada no espetáculo 'Zoo Story'

A Associação Cultural Casa Invisível promove, desde 2021, o projecto de mediação e de desenvolvimento de públicos 'PARTICULARidades' que desenvolve um serviço educativo Pop up para crianças.

O projecto consiste na dinamização de sessões colectivas de trabalho com o objectivo de sensibilizar e despertar futuros espectadores do Teatro Municipal Baltazar Dias.

O 'PARTICULARidades' apresenta sessões periódicas de actividades para crianças entre os 5 e os 11 anos aos fins-de-semana, durante o horário dos espectáculos, no Serviço Educativo Pop up (SEpopup). A oferta permite às famílias deixar as crianças que ainda não têm idade mínima para assistir aos espectáculos com profissionais especializadas, enquanto vão ao teatro.

As actividades do SEpopup são desenhadas com base nas questões abordadas nos espectáculos em cena, permitindo, por exemplo, que uma família cujas crianças participaram no SEpopup tenham tido experiências que reflectem as mesmas questões.

Na temporada 2023-2024 a Casa Invisível já concebeu propostas a partir dos espetáculos 'Como perder um país', de Diogo Freitas e Filipe Gouveia e 'Muda', de João Ascenso.

Esta semana têm início as sessões de 'PARTICULARidades' a partir do espetáculo 'Zoo Story', dirigido por Marco Paiva, com as turmas do curso profissional de teatro do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng. Luiz Peter Clode. Serão dinamizadas duas oficinas pela bailarina Mickaella Dantas.

No sábado, dia 13, das 18 às 19 horas, o SEpopup propõe para os mais novos uma oficina de Língua Gestual Portuguesa, dinamizada pelo professor Jorge Miguel Rodrigues com a intérprete Joana Vieira, que terá lugar na Ludoteca do Parque de Santa Catarina.

A participação é gratuita, sendo apenas necessário preencher o formulário de inscrição disponibilizado no site do TMBD.