Fact Check 5 Sentidos

O Conservatório da Madeira vai tornar-se num Instituto e avançar já no próximo ano com licenciaturas?

None

A 29 de Outubro de 2022, no âmbito da Gala do Conservatório, que decorreu no Centro de Congressos da Madeira, o presidente do Governo Regional anunciou que a instituição liderada por Carlos Gonçalves seria transformada em Instituto das Artes e iria avançar com o Ensino Superior já no próximo ano lectivo 2023/24. Nessa ocasião, Miguel Albuquerque disse que o Conservatório tem todas as condições para ministrar licenciaturas na área das artes.

Albuquerque anuncia que Conservatório passa a ter licenciaturas no próximo ano

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, anunciou na Gala do Conservatório, que decorre esta noite no Centro de Congressos da Madeira, que a instituição liderada por Carlos Gonçalves será transformada em instituto e vai avançar no próximo ano com o Ensino Superior.

Com o anúncio recente das matrículas do Conservatório para o próximo ano lectivo e na ausência de qualquer informação sobre eventuais cursos de ensino superior, o DIÁRIO questionou esta Escola das Artes da Madeira sobre se vai ou não avançar com licenciaturas.

Neste sentido, formulámos a questão ao Conservatório sobre as anunciadas licenciaturas: porque razão as pré-inscrições para o próximo ano ainda não contemplam essa vertente?

Ao DIÁRIO, o director de serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação do Conservatório começa por explicar que "um dos pontos importantes neste processo será a criação do Instituto das Artes da Madeira, previsto para muito breve, que irá gerir parcerias com instituições do ensino superior e com centros de investigação no domínio da educação e das artes".

O Instituto das Artes da Madeira não terá uma Escola Superior de Artes, mas sim parcerias com instituições do ensino superior, para a realização de cursos na Madeira na área da música. Paulo Esteireiro, director de serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação do Conservatório

E adianta: "Neste âmbito, o anúncio do Presidente do Governo sobre a abertura de cursos superiores na área da música no próximo ano, realizado na Gala de Aniversário do Conservatório, em Outubro de 2022, corresponde à vontade política e ao desejo da própria instituição".

Neste momento, estamos a trabalhar com Instituições do Ensino Superior para concretizar o projeto, mas a fase em que nos encontramos não permite que sejam abertas já inscrições para os referidos cursos, o que só poderá acontecer após a finalização do processo que não depende exclusivamente da Região. Paulo Esteireiro, director de serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação do Conservatório

Fica então claro que o Conservatório vai mesmo se tornar em breve num Instituto das Artes da Madeira, mas a a abertura de cursos superiores na área da música, que vai acontecer, não será no próximo ano lectivo e quando acontecer será através de parcerias com instituições do ensino superior.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, anunciou na Gala do Conservatório, a 29 de Outubro, que a instituição será transformada em Instituto das Artes da Madeira e vai avançar no próximo ano com Ensino Superior.