Artigos

Cá e lá!

- TAP - Separação de poderes não é coisa para o PS ou Governo Costa.

1º) Na Comissão de Inquérito, a CEO da TAP disse “…não esperava uma pressão política tão grande quando entrei em junho de 2021, era muito difícil gerir a empresa e ainda é.”;

2º) Foi tornado público que Hugo Mendes, Ex-Secretário de Estado de Pedro Nuno Santos, pressionou para ser alterada a data de um voo da TAP de Moçambique de forma a poder trazer Marcelo Rebelo de Sousa um dia mais cedo de Maputo, com os seguintes argumentos agora conhecidos: “…não podemos correr o risco de perder o apoio do Presidente da República, ele tem sido nosso apoiante em relação à TAP, mas se o seu humor mudar, tudo estará perdido. Basta uma palavra dele contra a TAP ou o Governo e leva o resto do País a estar contra nós. Não estou a exagerar, ele é o nosso maior aliado político que pode tornar-se no nosso maior pesadelo”;

3º) Na véspera de ser ouvida no Parlamento, a CEO da TAP teve uma reunião formal com deputados e assessores de ministros. Segundo a CEO da TAP o encontro foi uma recomendação do Ministério das Infraestruturas. (Uma espécie de pré-audição privada feita por deputados do PS e assessores de Ministros de Costa, para perguntar ali o que não podiam perguntar no dia seguinte); O Ministro Galamba afirma que foi a pedido da TAP. Enfim!!!

A TAP atualmente é gerida com preocupações e objetivos políticos. Não deveria ser assim!

- Lula, Putin, João Gomes Cravinho e Augusto Santos Silva – histórias à esquerda!

Em fevereiro deste ano, o ministro João Gomes Cravinho anunciou em Brasília que Lula da Silva viria à sessão solene do 25 de abril, um convite que o Presidente da República também já tinha referido publicamente. Depois de uma semana de protestos, Augusto Santos Silva acabou por dar o dito por não dito, referindo que, afinal, Lula da Silva viria à Assembleia da República com direito a uma sessão de boas vindas, mas fora do âmbito das comemorações do 25 de Abril.

Passado pouco mais de um mês, na passada semana, Putin convidou Lula da Silva a visitar a Rússia, no âmbito de uma reunião não anunciada com o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República do Brasil, Celso Amorim, facto que deixou os brasileiros, mais uma vez, revoltados.

O “impoluto” Lula da Silva, que teve o condão de dividir a sociedade do Brasil, continua a espalhar o seu “perfume”, com as suas habilidades da foice e martelo adquiridas na escola sindicalista marxista, numa tentativa bolchevista de desestabilizar a euro-ásia, desde o extremo ocidente (Cabo da Roca) até ao extremo oriente (Vladivostok).

- Madeira a ver navios…

Depois da polémica dos 13 elementos que recusaram embarcar no NRP Mondego para uma missão de acompanhamento de um navio russo, a norte da ilha do Porto Santo, por razões de segurança da embarcação, o Almirante Gouveia e Melo deslocou-se à Madeira para falar diretamente com a sua guarnição, onde se incluem os militares a quem acusou de insubordinação.

Depois do mesmo NRP Mondego ter voltado a falhar uma missão, 16 dias após o episódio de “insubordinação” de 13 marinheiros, o navio foi rebocado para o Porto do Caniçal, para ser reparado, onde ficou parado por uma semana.

Perante mais uma contrariedade, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Nunes da Fonseca, desdramatizou a falha ocorrida no navio da Armada, mencionando que na ausência do NRP Mondego, “há outras formas de fazer essa vigilância que não apenas com o meio naval”.

Quando estão em causa 10.834 km2 de Mar Territorial da Madeira, mais de 250 000 habitantes, também eles portugueses, e mesmo a soberania de Portugal, afirmações destas podem, na minha modesta opinião, destratar gravemente o princípio da Continuidade Territorial democraticamente consagrado no nosso Estatuto Político-Administrativo.

- Seminário de Educação em Câmara de Lobos – 5 e 6 de maio

Nos próximos dias 5 e 6 de maio realiza-se o IX Seminário de Educação de Câmara de Lobos, no Museu de Imprensa da Madeira.

Os diferentes Seminários de Educação, até agora realizados, tiveram como denominador comum a aposta na qualidade e na excelência dos seus oradores o que acabou por conferir aos seminários um espaço próprio de reflexão privilegiado, não só para a comunidade educativa do concelho mas também para a educação regional.

Este ano, o IX Seminário apresenta-se perante os professores, educadores e demais comunidade educativa, com o Título “Educação: Ideias e Práticas, uma luz para o futuro!”, e contará com a participação dos oradores Pekka Peura, Marcelo Cunha Bueno, Domingos Fernandes e Joana Rato, entre outros.

A participação no Seminário é de frequência gratuita. Inscreva-se em shorturl.at/uD357.