A esquadra de Machico será reabilitada?
Em Machico a população e demais elementos dos partidos, que não a maioria socialista eleita na Câmara Municipal, suspeita que a promessa do Governo da República em querer reabilitar a esquadra da Divisão da Polícia de Segurança Pública ficará apenas no papel. Ficará? Fomos apurar.
Ao dia de hoje não é para menos que o temor se verifique. O histórico de anúncios ou de declarações não é vantajoso para as figuras políticas que defendem o executivo de António Costa que já leva um par de anos para materializar a empreitada.
Nos últimos dias a apreensão adensou ainda mais a interrogação no concelho justamente pelo facto de o prédio que é apontado para receber a unidade ter entrado em obras e não haver confirmação que esses trabalhos sejam efectivamente para a esquadra. Portanto, mantém-se a pergunta: Será que [ainda] está nos planos do Governo da República reabilitar a esquadra?
Ontem, quinta-feira Santa, António Nóbrega, rosto concelhio da Iniciativa Liberal, aproveitou a quadra pascal e a 'maré' de incerteza para questionar na sua rede social: “Afinal, vamos ou não ter uma reabilitação da esquadra?”.
O antigo autarca social-democrata juntou à pergunta um cartaz onde se pode ler uma notícia do DIÁRIO.
Nesse artigo, datado de 2 de Setembro de 2022, era assegurado pela Secretária de Estado da Administração Interna que havia estabelecido um acordo com o proprietário do imóvel faltando, dizia na ocasião, a formalização do contrato de promessa de compra e venda, que posteriormente seria remetido para o Tribunal de Contas para ser visado.
No fundo uma reacção a outra notícia que o DIÁRIO publicara um dia antes [1 de Setembro de 2022] em que dava conta que o imóvel para onde seria instalada estava no mercado imobiliário por 1,3 milhões de euros. Além disso, porque o tempo corre e a actual esquadra encontra-se em avançado estado de degradação, foi necessário passar a Divisão de Investigação Criminal para um anexo onde vivia o comandante.
Passados cinco meses, o burburinho voltou com mais décibeis em Machico. O ministro da Administração Interna afiança que não há que ter dúvidas e que sim, vai haver reabilitação.
No cronograma a que o DIÁRIO teve acesso constata-se uma intervenção para a Divisão da PSP a par de outras que serão realizadas até 2026. A de Machico, por exemplo, ainda está em "fase de planeamento", o que poderá, em bom rigor, demorar mais algum tempo para que os munícipes vejam o corte da fita da inauguração.
De resto, foi o próprio governante que disse, à margem da visita que efectuou à Câmara da Ponta do Sol, que o custo da obra será “significativo”, num montante global em várias intervenções na Madeira que ultrapassam os 10 milhões de euros.