JSD visitou Centro de Inclusão Social da Madeira
O núcleo local da JSD Funchal na freguesia do Imaculado Coração de Maria visitou, na manhã de ontem, o Centro de Inclusão Social da Madeira (CISM). Esta estrutura de apoio à pessoa com deficiência está sob a tutela do Instituto de Segurança Social da Madeira e sob a orientação do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência (DIPD), sendo composta por três serviços interligados: centro de apoio à deficiência profunda, centro de atividades de capacitação e inclusão e, ainda, lar residencial.
Em comunicado de imprensa, a “Jota” realçou “a resposta social que é dada no CISM com o intuito de apoiar jovens e adultos com deficiência, tendo em vista o desenvolvimento e manutenção da sua autonomia e do seu funcionamento biopsicossocial”. “Trata-se, de facto, de uma estrutura que promove a qualidade de vida ativa dos seus utentes e que procura a valorização pessoal dos mesmos através de uma perspectiva de integração”, prosseguem os jovens laranjas.
Os social-democratas defenderam a necessidade de “manter e reforçar as políticas de inclusão”, destacando que “só se alcança a tão desejada coesão social se ninguém ficar para trás”. “As famílias e os cuidadores encontram no Centro de Inclusão Social da Madeira o apoio técnico permanente que permite a monitorização dos planos físicos, psíquicos e sociais, com adaptações personalizadas às necessidades, capacidades e limitações de cada pessoa”, acrescentam.
“Enaltecemos os projetos desenvolvidos pelos profissionais destes serviços que buscam, e bem, o envolvimento sistemático dos utentes do CISM na comunidade através de diferentes áreas culturais, artísticas e desportivas”, concluiu a JSD após a iniciativa em que os jovens contaram com a orientação de Ana Sousa, diretora do DIPD.