Casos do dia

Três horas para resgatar turista idosa que caiu num percurso não recomendado na Boaventura

None
Foto Dr

Foram necessárias três horas para a equipa de resgate em montanha dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, juntamente com a Polícia Florestal, resgatar uma turista de 71 anos que na tarde de terça-feira caiu na zona da Levada das Faias, num percurso não recomendado, na Boaventura.

A mulher, que estava acompanhada por outra turista holandesa de 72 anos, caiu de uma altura aproximada a sete metros e sofreu uma fractura num pé. Foi imobilizada em plano duro pela equipa e transportada para o Hospital Dr. Nélio Mendonça para receber tratamento.

Mais uma vez o comandante dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz pede atenção aos turistas e madeirenses aquando da realização destes percursos, pois é sempre necessário conhecer bem o trajecto, ver se se trata de um percurso recomendado e utilizar vestuário adequado.

Artur Fernandes afirma ainda que “a reputação da Madeira pode ser destruída por esta falta de responsabilidade que tem sido recorrente”, pois acredita que os turistas “podem voltar ao país e passar informação negativa sobre a ilha quando são eles próprios que não respeitam as regras nem os percursos”.

O comandante enalteceu também o brio e profissionalismo dos bombeiros empenhados neste resgate, referindo que “é sempre necessário accionar elementos que estão de folga (neste caso foram 9 bombeiros), sendo que muitas das vezes é necessário também reforço de outras corporações porque os corpos de bombeiros não estão preparados com recursos humanos para estas situações que têm sido cada vez mais frequentes”.

“É de louvar a rapidez com que estes bombeiros de folga chegaram ao quartel e o empenho neste resgate num dia de chuva”, referiu, lembrando que é importante ter em conta que não é só a vida dos turistas que está em risco mas a dos próprios profissionais.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo