Último concerto de Quaresma na igreja da Ribeira Brava homenageia maestro João Victor Costa
O último de quatro concertos de Quaresma decorreu este domingo, 2 de Abril, na igreja matriz da Ribeira Brava, com poemas musicados da obra 'As três taças', do poeta natural do Paul do Mar, Vasco Gama Rodrigues. O maestro João Victor Costa foi homenageado, na ocasião, por ter musicado a obra.
No evento, que contou com casa cheia, esteve o tenor madeirense Alberto Sousa e o organista, sul-africano, Daniel Nel.
A família de João Victor Costa marcou presença no concerto, onde no final realizou-se um minuto de silêncio em homenagem ao maestro.
Os poemas musicados fazem parte da segunda obra do poeta natural do Paul do Mar onde, no âmbito das comemorações dos 100 anos do nascimento do poeta, foram promovidas diversas iniciativas educativas levadas a cabo pelo Centro de Estudos da Calheta e pela Casa do Povo do Paul do Mar que pretendiam dar a conhecer o escritor.
É de realçar que Vasco Gama Rodrigues escreveu três obras literárias: 'Os Atlantes' (1961);'As Três Taças'(1972) e o 'Cristo das Nações' (título póstumo- 1995).
Os quatro concertos foram organizados pelo Centro de Estudos da Calheta e surgiram de uma parceria com a Casa do Povo do Paul do Mar e das paróquias de São Roque e Ribeira Brava.
A produção artística apresentada faz parte de uma encomenda artística feita pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento, Educação, Cultura e Social da Calheta ao maestro João Victor Costa, há cerca de seis anos, a última grande obra composta pelo mesmo.
O primeiro concerto desta série aconteceu na igreja do Paul do Mar e o segundo realizou-se na Igreja da Calheta, eventos que contaram com o apoio da Câmara Municipal da Calheta. O terceiro concerto aconteceu na igreja de São Roque.