ISAL acolhe estudantes de Ensino Superior da Croácia e da Bulgária
No âmbito do projeto Erasmus+, o Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL) acolhe esta semana um grupo de 15 estudantes e cinco representantes de duas universidades europeias – Bjelovar University of Applied Sciences (Croácia) e Sofia University St. Kliment Ohridski (Bulgária) – para dar continuidade ao BIP (Blended Intensive Programme) denominado Independent Learning Strategies in a Digital Environment.
Este curso conta com uma componente de ensino virtual e uma componente de mobilidade de ensino presencial, visando tornar os estudantes de ensino superior mais autónomos na sua aprendizagem através de ferramentas digitais.
A componente de ensino virtual decorreu entre 8 de Março e 26 de Abril e incidiu sobre os módulos de Introdução a Estratégias de Aprendizagem Independente, Ambiente Digital, Recursos Digitais para a Prática Independente da Língua Inglesa, Estratégias de Aprendizagem Digital e Ferramentas para Desenvolvimento de Projetos.
A componente de ensino presencial, por sua vez, decorre durante a primeira semana de Maio e integra os módulos de Técnicas de Apresentação e Estratégias de Aprendizagem Independente em Ambiente Digital. Ao longo da semana, os estudantes participarão de sessões de trabalho que visam a conclusão dos trabalhos propostos nos módulos frequentados. O programa conta, ainda, com momentos culturais, visitas de estudo e visitas a pontos turísticos de interesse na Região.
A sessão de boas-vindas decorre a 2 de Maio e conta com a presença de representantes das instituições parceiras do ISAL: Irena Atanasova, Coordenadora Erasmus+ da Sofia University St. Kliment Ohridski, e Mateo Ivančić, Coordenador Erasmus+ da Bjelovar University of Applied Sciences.
A sessão de encerramento, por sua vez, assinala a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes em grupos multidisciplinares e multiculturais, e o lançamento do website do projecto, onde podem ser consultadas diversas estratégias de aprendizagem independente em ambiente digital, fruto do trabalho desenvolvido pelos estudantes no âmbito deste curso intensivo misto coordenado pelo ISAL.
Sancha de Campanella, vice-directora geral do ISAL, destaca que “estes projectos revelam-se uma mais-valia, por envolverem de forma ativa os estudantes, capacitando-os para se tornarem mais independentes, não só no seu processo de aprendizagem, mas essencialmente preparando-os para o mercado de trabalho global, cada vez mais competitivo e digital”.