Rastreio de Saúde Visual Infantil abrangeu cerca de 60 crianças na Ponta do Sol
O próximo concelho a receber o RSVI será a Ribeira Brava nos dias 3, 4 , 10 e 11 de Maio
Nos passados dias 26 e 27 de Abril, o centro de saúde da Ponta do Sol promoveu rastreios de Saúde Visual Infantil (RSVI), abrangendo cerca de 60 crianças do concelho.
O RSVI de base populacional teve início em Janeiro de 2023, no concelho de Santa Cruz, e seguindo, posteriormente, para os restantes concelhos da Região Autónoma da Madeira, prevendo-se abranger cerca de 2 mil crianças inscritas nos Centros de Saúde regionais que perfazem 4 anos neste ano civil.
"O RSVI tem como objectivos diminuir a prevalência de ambliopia (doença conhecida como olho preguiçoso e que pode levar a uma perda de visão, não corrigível com óculos) e obter importantes ganhos individuais e sociais. A realização deste rastreio de base populacional permitirá identificar os casos de erros refrativos e ambliopia atempadamente e em larga escala na Região, bem como, possibilitar o diagnóstico e o tratamento atempado", explica o SESARAM.
O exame de rastreio será realizado por técnicos de ortóptica especializados, nos Centros de Saúde da Região, os resultados são depois interpretados no Centro Especializado de Leitura (por um médico especialista diferenciado) e, caso surja algum resultado positivo, a criança é convocada para uma consulta hospitalar.
O próximo concelho a receber o RSVI será a Ribeira Brava nos dias 3, 4, 10 e 11 de Maio.