"Foi uma investigação bastante rigorosa", disse Eduardo Jesus sobre obra 'Provas Automobilísticas'
Livro foi apresentado, hoje, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira
A obra 'Provas Automobilísticas' (entre 1930 e 1949), o n.º 13 da colecção 'Madeira – Memórias Fotográficas', foi apresentada, hoje, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira.
"Foi uma investigação bastante rigorosa, que permitiu algumas descobertas, que passam a ser novidade do registo histórico da Região. Para além disso, passa também a ser uma forma de sistematizar, com base na fotografia, todo um conjunto de uma informação que não era do domínio público", disse o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus sobre a obra, frisando que este trabalho foi feito no Arquivo e Biblioteca da Madeira.
Para o governante, este trabalho tem que ser apoiado, sobretudo "para garantir a qualidade" da publicação.
'Memórias Fotográficas' procura "dar relevo às colecções fotográficas que a Madeira tem", homenageando os fotógrafos que por cá passaram e cujo trabalho "foi adquirido ou doado à Região".
Com esta edição divulgam-se imagens inéditas que representam provas automobilísticas na Madeira nas décadas de 30 e 40 do século XX; as fotografias provêm sobretudo dos fundos arquivísticos Perestrellos Photographos e Foto Figueiras, que pertencem ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira.