Tecnológicas com mais de 520 milhões de facturação em 2021 na Madeira
Os números ainda não são oficiais, mas Miguel Albuquerque já se mostra bastante satisfeito com o volume de facturação das empresas tecnológicas da Madeira em 2021. Em causa estão mais de 520 milhões de euros, com o presidente do Governo Regional a apontar resultados ainda melhores para 2022.
Estes dados foram apontadas esta manhã, no âmbito da visita que fez às novas instalações da Nearsoft, uma empresa regional deste sector, que conta já com 419 empresas e emprega perto de 2.000 trabalhadores, a maioria qualificados.
Na ocasião o líder do executivo regional referiu ter sido ganha a aposta que a Madeira fez na diversificação da sua economia, para o que contribuiram as condições garantidas pelo Governo Regional.
"Tudo o que é a economia digital é benéfica e fundamental para procedermos à diversificação", disse Albuquerque, insistindo na ideia de que a digitalização tem permitido colocar a Madeira em pé de igualdade com as regiões continentais. Além disso, reforçou que a desmaterialização é benéfica para as regiões ultraperiféricas, já que não exige escala de mercado e permite abolir os custos de transportes. Portanto, no seu entender, esta é uma "oportunidade benéfica para regiões como a nossa".
O presidente do Governo Regional adiantou, ainda, que cerca de 2/3 destas empresas operam no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), aspecto que contribui para o considerar uma "infraestrutura decisiva para a economia da Madeira".