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Funchal aposta forte no digital

O nosso objetivo, que está a ser feito de forma gradual, é integrarmos e disponibilizarmos cada vez mais serviços para desburocratizar e simplificar os procedimentos aos munícipes

Paulatinamente, fruto do muito investimento que temos vindo a materializar em infraestruturas de base, mas também em diferentes plataformas digitais, transversais a todos os serviços municipais, o Funchal avança, rumo ao futuro, na ótica de uma verdadeira “Smart City”, cujo principal objetivo é o desenvolvimento de soluções cada vez mais inteligentes, no sentido de conseguirmos satisfazer as necessidades dos nossos munícipes/visitantes de um modo mais ágil e eficaz.

Para se ter uma ideia do que significa já o digital na relação entre a Câmara Municipal do Funchal (CMF) e os seus munícipes, temos, presentemente, mais de 10.000 utilizadores na nossa Plataforma de Serviços On-line. Em concreto, estes serviços não presenciais e descentralizados da autarquia representam já cerca de 80% de todas as interações e solicitações diárias dos munícipes, tendo crescido mais de 30% nos últimos seis meses.

De momento, estes utilizadores têm ao seu dispor cerca de quatro dezenas de serviços on-line, dos quais realço, entre outros, consultar faturas de água, verificar pagamentos, aderir à fatura eletrónica e ao débito direto, celebrar ou cancelar contratos de água, submeter requerimentos de trânsito e documentos relativos a apoios sociais ou, ainda, efetuar candidaturas às bolsas de estudo do ensino superior.

Ainda recentemente, procedeu-se à integração dos serviços de Urbanismo, além das candidaturas aos programas municipais de apoio ao comércio e empresas, “Alavancar” e “Abrir Funchal”.

Alguns dos serviços disponíveis na nossa plataforma digital foram integralmente desenvolvidos pela Câmara Municipal do Funchal, facto que merece ser realçado, pelo que representa de empenho, profissionalismo e capacidade técnica dos nossos funcionários.

O nosso objetivo, que está a ser feito de forma gradual, é integrarmos e disponibilizarmos cada vez mais serviços para desburocratizar e simplificar os procedimentos aos munícipes, sem, contudo, esquecermos os cidadãos mais seniores e infoexcluídos que poderão, sempre, contar com a excelência dos nossos serviços presenciais, particularmente na Loja do Munícipe.

Neste campo, reforço a importância do nosso Centro de Comando e Controlo (CIGMA), inaugurado em fevereiro deste ano e que agrega, num único espaço, modular e funcional, toda a tecnologia, serviços e canais da Câmara do Funchal, permitindo a monitorização, em tempo real, não só destes serviços e solicitações dos munícipes, mas também de um conjunto de indicadores e informação sobre o Funchal, nomeadamente: ambiente, águas, saneamento básico e trânsito.

O Centro de Comando e Controlo (CIGMA) integra, também, no mesmo edifício, em São Martinho, o novo Data Center, que agrega toda a estrutura hardware necessária ao bom funcionamento dos serviços digitais do município do Funchal.