Dia Internacional do Jazz vai ser comemorado na Madeira
A Associação de Jazz da Madeira – Melro Preto comemora o Dia Internacional do Jazz com dois eventos na cidade do Funchal, que contam com o apoio da Secretaria Regional Turismo e Cultura.
O primeiro concerto de Jazz será a 30 de Abril, no coreto do Monte (Largo da Fonte), pelas 19 horas, protagonizado pelos seus sócios músicos que irão interpretar temas do cancioneiro norte-americano. A entrada é gratuita.
O segundo concerto será a 1 de Maio, sendo que a Orquestra de Jazz do Funchal convidará Gileno Santana (trompete) e Wilson Correia (piano) para actuarem no Centro de Congressos da Madeira. Para este concerto serão interpretados temas de compositores como Cole Porter, John Klenner e Pat Matheny. O evento tem direcção artística de Alexandre Andrade e produção da Associação de Jazz da Madeira Melro Preto. O bilhete pode ser adquirido em Ticketline.com.
Sobre a efeméride
Em Novembro de 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) designou oficialmente o dia 30 de Abril como Dia Internacional do Jazz, para destacar o jazz e a sua capacidade de unir pessoas em todo o Mundo. O Dia Internacional do Jazz é presidido e liderado pela directora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e pelo lendário pianista e compositor de jazz Herbie Hancock, também embaixador da UNESCO para o Diálogo Intercultural e presidente do Instituto Herbie Hancock de Jazz. O Instituto é uma organização sem fins lucrativos encarregue de planear, promover e produzir esta celebração anual.
O Dia Internacional do Jazz reúne comunidades, escolas, artistas, historiadores, académicos e entusiastas de jazz em todo o Mundo para celebrar e aprender sobre o jazz e suas raízes, futuro e impacto; sensibilizar para a necessidade de diálogo intercultural e de compreensão mútua; e reforçar a cooperação e comunicação internacionais.
Todos os anos, no dia 30 de Abril, esta forma de arte internacional é reconhecida pelo seu papel na promoção da paz, do diálogo entre as culturas, da diversidade, do respeito pelos direitos humanos, da igualdade e dignidade humana e da liberdade de expressão.